Variedades & Tecnologia

NO MUSEU

 

Visitar museus é sempre um programa bem legal que nos abre a mente para mundos conhecidos e desconhecidos. Uma viagem para várias partes do mundo ali, diante dos olhos. 

No museu Lasar Segall, em São Paulo, podemos fazer muitas dessas viagens, tanto através das obras expostas do artista quanto em exposições temporárias. 

E, falando em temporárias, obras do final do século XIX estiveram ao alcance dos olhares que cruzaram os portões do museu nesses últimos meses. Amoedo, Volpi e Portinari foram nomes que brilharam na exposição “ Exercícios de Olhar” com a temática, pouco usual, de figuras de costas. 

Em outra sala existe uma exposição permanente de Lasar Segall. Uma seleção escolhida a dedo, nos mostra quadros maravilhosos e também a trajetória de Segall da Europa ao Brasil. 

O ambiente do museu é muito agradável e aconchegante. Os funcionários que circulam por lá, nos deixam muito à vontade e, quando é dia de visita escolar, é lindo ver o brilho dos olhos das crianças, descobrindo novos “universos”. 

O Brasil tem uma história maravilhosa em relação aos seus artistas e aos artistas que o escolheram e escolhem como segundo lar. Foi assim com Segall quando ele veio viver aqui, casar e ter filhos. Seu museu foi idealizado por Jenny Klabin Segall (esposa) e criado em 1967. 

Um detalhe interessante é que, na época da ditadura militar, o museu Lasar Segall teve um papel muito importante na luta. O cinema, que ainda funciona, exibia filmes nacionais e era um dos principais pontos de encontro de jovens em São Paulo. Atualmente o museu exibe filmes de diversas nacionalidades, semanalmente. 

Aproveitei para falar hoje, um pouco, sobre o museu. Em breve falarei mais sobre a história de Lasar Segall e de algumas obras desse grande artista.

Fabrício Ramos  é cantor, compositor, colunista cultural e também um pesquisador apaixonado pelo fenômeno UFO. 

Com um álbum todo autoral gravado, que o levou  a fazer turnê no Japão, suas músicas estão conquistando fãs em todo o mundo graças à grande “teia” mundial. Fabrício divide seu tempo entre a graduação de História na PUC-SP e seus shows onde insiste em enviar mensagens de conscientização social, paz e amor, mesclando suas raízes pernambucanas com a música pop. 

Facebook  |  Twitter | www.fabricioramos.com

E-mail: producaofabricioramos@bol.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *