Esporte & Aventura

Brazuca é o nome da bola oficial da Copa do Mundo Fifa

 

A FIFA, o Comitê Organizador Local e a adidas, parceira da FIFA, revelaram hoje o nome da Bola Oficial da Copa do Mundo da FIFA 2014™. A bola se chamará adidas Brazuca, nome escolhido após uma votação que contou com a participação de mais de um milhão de torcedores brasileiros, na qual atingiu 70% do voto do público.

A adidas, fornecedora da Bola Oficial da Copa do Mundo da FIFA™ desde 1970, inspirou-se em elementos da cultura brasileira para desenvolver uma lista com três alternativas de nomes para a bola. Além do vencedor Brazuca, ainda havia mais duas opções de nomes: Bossa Nova e Carnavalesca.

Nas últimas três semanas, milhares de torcedores brasileiros votaram nos seus nomes preferidos. Essa foi a primeira vez que os torcedores estiveram diretamente envolvidos na escolha do nome da bola da Copa do Mundo da FIFA™.

A votação começou no dia 12 de agosto no GLOBOESPORTE.COM e foi encerrada neste domingo durante o Esporte Espetacular, com anúncio feito pelo ex-lateral-direito Cafu – campeão mundial em 1994 e 2002. Outras duas opções estavam na disputa: Bossa Nova (14,6%) e Carnavalesca (7,6%).

Brazuca é um termo informal, utilizado pelos brasileiros para descrever o orgulho nacional pelo estilo de vida do país. Simboliza emoção, orgulho e boa vontade com todos, de forma semelhante à abordagem local ao futebol.

“Estou muito feliz coma participação direta dos torcedores brasileiros na escolha do nome de um dos símbolos mais importantes do evento”, declarou o secretário-geral da FIFA, Jérome Valcke. “Tenho certeza que a bola Brazuca entrará para a história junto com outras famosas bolas de futebol da Copa do Mundo da FIFA™, como a Tango, utilizada em 1978 na Argentina, e a Azteca, que esteve em jogo em 1986 no México.”

O nome foi revelado hoje, como parte do programa televisivo Esporte Espetacular, da TV Globo, e contou com a presença do tetracampeão mundial Cafu.

Apesar da definição do nome, os torcedores terão de esperar um pouco mais pelo lançamento da bola adidas Brazuca. Atualmente, ela está sendo desenvolvida e testada em todo o mundo por vários clubes e federações, antes do seu lançamento para a Copa do Mundo da FIFA 2014™.

A Brazuca já tem data para entrar em campo: dia 12 de junho de 2014 na estreia da Seleção na Copa do Mundo Fifa, na Arena Corinthians, em São Paulo. A final será em 13 de julho, no Maracanã, Rio de Janeiro.

Fontes: GE / FIFA-Pt
Fotos: Net / Adidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *