Variedades & Tecnologia

Você é músico? Trabalha em que?

 Você é músico? Trabalha em que?

Essa é uma pergunta que já respondi e já vi muita gente responder.

No Brasil a profissão de músico é bastante concorrida. Temos muitos músicos talentosos e esforçados e isso acaba complicando um pouco. No mercado de trabalho a valorização por parte da população e dos contratantes não é tão perfeita assim. Seja o músico erudito ou o popular, o músico que acompanha artistas ou o músico que tem o seu trabalho autoral para mostrar, a vida de músico, para alguns, é, apenas, uma brincadeira e um divertimento, refletindo na desvalorização dada tanto pelo público que desconhece a profissão, quanto pelos contratantes e ainda, muitas vezes, pelos próprios músicos.

Para o público leigo e sem muita informação, músico bom é músico famoso. Muitos não entendem que, assim como em tantas profissões, os músicos precisam de oportunidades, “estágios”, “padrinhos”, sejam os músicos de “linha de frente” ou não, pois todos fazem arte e em um país que poucos podem ser artistas, um incentivo de alguém já estabelecido na área é algo importantíssimo para que esse músico se torne visível e passe a sua mensagem com mais tranquilidade.

Talvez a insegurança de um começo de carreira traga um certo descrédito, tanto para o artista quanto para quem está de fora. A desvalorização e a concorrência colocam a música em segundo plano, levando o músico, a atuar em dois ou três empregos diferentes e ainda tendo que tocar a noite por amor à arte e por um dinheiro bem abaixo do que realmente vale. Itamar Assumpção reflete muito bem isso na canção “Vida de Artista”.

Vejo isso também em outras expressões artísticas como o teatro, as artes plásticas etc. Viver fazendo arte é lindo e é mais lindo ainda quando se consegue viver só de arte. Parece que isso incomoda um pouco alguns frustrados que não conseguiram tocar a flauta do jardim da infância, pintar algo interessante ou modelar coisas belas com a massinha.

O que sei é que ser músico não é simplesmente brincar de ser feliz, é levar felicidade aos outros, é imortalizar momentos. Ser músico, ser artista é ter um canal de ligação direto entre deuses e seres terrestres, é descobrir outra realidade.

Valorize os músicos que você conhece e, se não conhece, passe a conhecê-los. Garanto, eles são gente fina e trabalham bastante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *