Terminou no 39º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens, que acontece junto à Feira das Américas – Abav 2011, o painel “Agências online: como entender e também participar deste canal de distribuição?”, que contou com moderação de Edmar Bull, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens de São Paulo (ABAV/SP), e participações de Romina Rozensztajn, business development manager do TripAdvisor, e Bob Rossato, sócio-fundador do Viajanet.
Durante o encontro, do qual participaram cerca de 100 agentes de viagens, Bull levantou questões relacionadas a qual o futuro das agências tradicionais e online e também as diferenças entre elas.
De acordo com Rossato, as tradicionais estão se tornando cada vez mais fortes e estáveis em relação às focadas na internet, por conta do incremento no mercado de turismo como um todo. “Além disso, vêm se especializando em busca de atingir públicos-alvo específicos. As agências online fomentam ainda mais viagens junto aos agentes”, comenta.
A grande diferença entre as duas modalidades de negócio apresentadas no painel é que pela web é possível acessar informações de pacotes e viagens em qualquer horário e de qualquer local, daí a importância de estar também presente no ambiente virtual.
Respondendo a uma questão de Bull sobre como o TripAdvisor pode ser vantajoso para as agências, Romina afirmou que o maior travel website do mundo torna-se um facilitador na medida que pode ser utilizado para consultas por viajantes e também pelos profissionais do setor para argumentarem sobre um possível meio de hospedagem ou destino.