Variedades & Tecnologia

TAM lança projeto de varejo e faz parceria com Casas Bahia

Um projeto para alcançar definitivamente o público da classe econômica e que, ao que tudo indica, vai deixar ainda mais preocupado os donos das empresas de ônibus que fazem viagens interestaduais. “Para viagens de até 800 quilômetros nosso preço já compete com as empresas rodoviárias, acima de 800 quilômetros é covardia. É muito mais em conta viajar de avião”, disse Líbano Barroso, presidente da TAM, ao lançar nesta quinta-feira (5) o projeto de varejo da companhia aérea. “Essa ação visa a venda de passagens nas Casas Bahia, vendas para o público universitário e uma campanha de marketing forte, com Ivete Sangalo; precisamos conquistar todos os públicos”, arrematou Líbano.

Indagado pelo DT se a empresa aérea não tem receito de que com essa medida de baratear as tarifas possa afetar os ótimos índices corporativos da companhia, Líbano disse que o estudo preliminar que foi feito trabalha com as variantes dos horários de pico:

Sabemos que 75% dos nossos passageiros viajam a negócio e essas viagens se concentram entre 7h e 10h e entre 16h e 20h. As viagens de lazer que serão direcionadas para horários de menor fluxo, serão adequadas para esse horário intermediário”, explicou. “Além disso, continuou, o executivo que viaja a negócios poderá também viajar a lazer em horários de baixa demanda utilizando-se dessas tarifas”, ponderou.

Estandes – Klaus Kühnast, diretor de vendas da TAM, disse ao DT das facilidades de compra da ação. “Os estandes de vendas nas filiais das Casas Bahia em São Paulo (Praça Ramos, Vila Nova Cachoeirinha e de São Mateus) representam a idéia piloto. Nessas lojas, de alto impacto, mensuraremos o projeto. Nelas, o cliente poderá parcelar o valor das passagens em até 12 vezes no cartão ItaúCArd/TAM, ou no cartão de crédito das Casas Bahia, além de várias outros cartões”, detalhou.

Ainda de acordo com Líbano Barroso, a classe emergente representada pelo segmento C, responde por 6% do público da companhia aérea. “Nossa estimativa é que em cinco anos essa classe emergente possa vir a representar 17%”. Líbano recorreu a alguns números adiantando que a presença de brasileiros das classes C e D nos aeroportos reflete a participação da população de baixa renda nas atividades de turismo “Existe uma estimativa de que no próximo ano os gastos nesse setor cheguem a R$ 11,04 bilhões, só da classe emergente”, prognosticou.

De acordo com estudo feito pelo instituto Data Popular, 10,7 milhões de pessoas deverão realizar sua primeira viagem de avião nos próximos 12 meses, sendo que 8,7 milhões (82%) correspondem a brasileiros das classes C e D.

Primeira viagem

Para a diretora de marketing da TAM, Manoela Amaro, a escolha da cantora Ivete Sangalo para divulgação do projeto
de varejo foi muito estudado:

Quando a gente chegou na fase da comunicação era preciso que ela fosse extremamente didática, esclarecedora e percebemos os desafios que teríamos, já que até então a classe emergente não considerava a TAM uma empresa acessível, popular. A maneira de fazer a empresa chegar a essas classes era atrelar uma imagem, uma personalidade que tivesse credibilidade junto a elas, sem ferir, ou constranger a classe A e B. Escolhemos a Ivete”, disse Manoela ao DT.

Manoela também adiantou que a partir do próximo domingo (8) a companhia colocará no ar o site www.tam.com.br/comoviajar com conteúdo didático especialmente preparado para passageiros de “primeira viagem”, literalmente.


Fonte: DT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *