Mundo Refugiado

Cartas de esperança: a triste realidade dos refugiados nos Estados Unidos

O ICE aproveita feriados do final do ano  para deportar imigrantes nos chamados Voos da Morte

refugiados nos Estados Unidos

Uma das maiores  esperanças com essa nova administração é a desmontagem da máquina de deportação de Trump, acabando com a detenção e separação das famílias de imigrantes. 

Apenas na Pensilvânia, mais de 23 famílias negras e latinas, incluindo 28 crianças, enfrentam deportações em condições desumanas. A maioria refugiados, que fugiram da violência em seus países e provavelmente morrerão ao retornar.

Em uma entrevista exclusiva, a coordenadora da Ong Shut Down Berks Coalition, Jasmine Rivera, disse que o ICE apressou essas deportações ilegais durante os comandos da administração de Trump, aproveitando que as pessoas estão distraídas pelos feriados do final de ano. 

“Há 28 crianças e famílias detidas em prisões de imigração durante a pandemia. Eles estão sendo rastreados pelo ICE para deportação e asilo negado injustamente. As famílias precisam ser livres e seguras, ao invés de serem deportadas pela violência da qual fugiram. ”

A Shut Down Berks Coalition afirma que o ICE é uma organização desonesta que continua a máquina de deportação injusta e desumana, e com a administração Trump, o ICE intensificou ainda mais o abuso contra as comunidades de imigrantes, resultando em mais de 500 crianças desaparecidas devido à separação da família e histerectomias forçadas em instalações de detenção do ICE.

Jasmine Rivera afirma que esses imigrantes não podem retornar aos seus países porque morrerão quando lá chegarem.

 “Uma refugiada do Haiti foi presa e estuprada durante a gravidez após criticar o governo haitiano, causando um aborto espontâneo devido a tortura. Outra pessoa teve sua família inteira morta a tiros pelo governo haitiano e só conseguiu escapar porque foram deixados para morrer no ataque ”, conta a coordenadora.

O sistema de imigração dos Estados Unidos vem abusando de imigrantes por décadas, visando desproporcionalmente imigrantes negros e latinos. As ações do ICE não são novas para este governo; no entanto, a escalada é particularmente desumana sob a atual presidência. 

Durante o Dia de Ação de Graças, o ICE deportou às pressas um número desconhecido de famílias haitianas, no que seus defensores agora chamam de Vôos da Morte.

Crianças separadas de suas famílias pela ICE escreveram cartas para o assistente social da  Ong contando como se sentem sozinhas e desamparadas e implorando para que alguma medida seja tomada urgentemente. 

Katherin, 14 anos: “Não tenho mais o calor de uma família, me sinto sozinha e triste por tudo que aconteceu aqui. Vejo tantas pessoas que chegam e saem e minha mãe e eu continuamos aqui detidas. Nossas vidas também estão em perigo por causa de tantas pessoas infectadas com COVID-19. Dói-me ver que muitas crianças como eu estão ainda numa situação mais crítica  por causa do COVID-19. Eles passam mais tempo trancados em seus quartos. Por favor, eu imploro, eu imploro, nos ajude a deixar este lugar o mais rápido possível. Não quero passar outro Natal trancado aqui. ”

Marjorie, de 9 anos: “Com estas palavras simples, [peço] que ajudem a mim e a minha mãe a partir e podermos nos reunir com a minha família em Los Angeles, Califórnia. Por favor, não quero passar mais um Natal ou outro aniversário neste lugar sem poder brincar à vontade e com medo de ser deportado. Peço-lhe que conheça e compreenda o nosso sofrimento, estamos trancados aqui há tanto tempo. ”

Jhoselyn, 11 anos, e suas irmãs Zoe, 8 e Emily, 6: “Já estamos trancados aqui há 11 meses, passamos nossos aniversários aqui e é muito difícil. Não queremos passar o Natal trancados aqui neste centro. Não podemos brincar ou correr livremente porque os guardas gritam para não fazermos isso. Não aguento mais e choro muito … Por favor, não quero que eles nos separem. Minhas irmãs e eu também não podemos voltar para o Equador. ”

Ashlee, 13 anos: “Eu moro com minha mãe e minha irmã de cinco anos, Camila. Elas são tudo que eu tenho … Eu não entendo por que a vida não é justa. Precisamos continuar nossas vidas como jovens, estudar e ser boa pessoa para a sociedade. Esperançosamente, você será capaz de entender e compreender, ou pelo menos imaginar como é difícil ficar aqui por tanto tempo e eles não nos deixarem sair. Que Deus toque seus corações e tenha autoridade para nos ajudar e nos tirar daqui juntos como uma família inteira. Deus abençoe suas vidas. O que minha família e eu vivemos aqui, não desejo para seus filhos, nem para nenhuma criança ou jovem. ”

Juan David, 11 anos: “Estou detido com minha mãe. No dia 27 deste mês, completaremos 15 meses de detenção. Eles me perguntaram por que tenho medo de voltar ao meu país. Tenho medo de que os gângsteres machuquem a mim e a minha mãe. É por isso que peço a Deus que amoleça o coração dos oficiais de asilo e que eu possa ir morar com minha tia e tio em Nova York … Quero ter uma vida normal, fazer amigos, ir para uma escola, estar com minha família, vivendo uma vida normal. Aqui, sempre tenho dor de cabeça e ansiedade. ”

Neydi, de 10 anos: “Não me lembro mais muito do meu país, mas quando eles nos ameaçaram, minha mãe me trouxe para os EUA para que nada acontecesse comigo. Mas agora estamos trancados há 14 meses nesta prisão do sul do Texas e eu não quero ficar aqui para outro Natal, neste lugar onde não podemos brincar livremente. Por favor, ajude a mim e minha mãe a deixar este lugar e poder passar o Natal com minha família na Carolina do Norte. ”

Estuardo, 14 anos: “Estou há 13 meses preso  junto com minha mãe. Espero que a quem esta carta chegue esteja se divertindo e com boa saúde, e que você possa nos ajudar a deixar este lugar o mais rápido possível, porque aqui houve muitas injustiças contra nós. Quando cheguei aqui me disseram que o máximo que ficaria aqui seriam 20 dias, mas já estamos aqui há 13 meses sem uma única boa resposta … Sou um menino calmo e humilde e tenho esperança em Deus de que terei a oportunidade de ficar neste país porque sofremos muito na Guatemala. Não podemos voltar … ”

4 Comentários

  1. Pingback: Embarque na Viagem

  2. Pingback: Embarque na Viagem

  3. Pingback: Embarque na Viagem

  4. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *