Variedades & Tecnologia

Reforma da sede do Botafogo recupera palacete do início do século XX

O palacete General Severiano, onde fica a sede do Clube Botafogo, acaba de ser restaurado. A construção neo-colonial do início do século passado passou por dois anos de reforma e foi reinaugurada hoje. Tombado pelo patrimônio histórico, o palacete passou por obras de restauração artística e funcional, recuperando a construção original do início do século XX. O projeto de restauração foi patrocinado pela Petrobras.

O Botafogo, mais antigo clube náutico do Rio de janeiro, se mudou para a sede de General Severiano em 1912. Lá construiu sua sede social, o Palácio Colonial de Venceslau Brás, inaugurado em 15 de dezembro de 1928, com um baile de gala para a alta sociedade do Rio de Janeiro. Dez anos depois, o clube inaugurou o Estádio de General Severiano, que ficou conhecido como o estádio mais bonito do Brasil, por conta da vista para Pão de Açúcar e para o Corcovado.

Atualmente, na sede de General Severiano, funcionam a administração do Botafogo, o salão nobre, a sala de troféus do clube, as dependência sociais e esportivas e o centro de treinamento da equipe de futebol profissional. Com o palacete restaurado, o clube também pretende montar um Centro Cultural de Memória. A sede fica na Avenida Venceslau Brás, nº 72, em Botafogo.

A Petrobras é a empresa brasileira que mais investe em cultura no país. Através do Programa Petrobras Cultural, a Companhia investe em projetos de preservação e memória em todo o Brasil. No Rio de Janeiro, a Petrobras já patrocinou a restauração do Museu Nacional da Quinta da Boa Vista, do Arquivo Nacional, da Rádio Nacional, entre outros. Atualmente, a Petrobras também é uma das patrocinadoras da reforma do Theatro Municipal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *