Dicas & Destinos

6 Destinos que foram locações de filmes de terror famosos

Ruídos estranhos, palácios abandonados, bosques encantados… Os ingredientes que formam um dos gêneros cinematográficos mais importantes podem ser variados e, recriar a atmosfera perfeita para cada longa-metragem, é enfrentar um autêntico desafio. Por isso, os diretores e produtores escolhem lugares que transmitam perfeitamente o que querem que os espectadores sintam. Tanto no interior quanto no exterior, de Washington até o norte da Espanha, o pessoal da Civitatis quer que você fique ligado neste roteiro pelos destinos onde foram gravados os filmes de terror mais famosos do cinema. Depois de segui-lo, você vai ter coragem de ir dormir?

locações de filmes de terror
Locações de filmes de terror

Georgetown e “O exorcista

Começamos a lista de locações de filmes de terror mais famosos do cinema viajando até Washington para conhecer as escadas mais famosas de Georgetown. Você sabe à qual cena de “O exorcista” nos referimos? Vamos lhe contar!

Para fazer esse longa de 1973, foi escolhida a tranquila vizinhança de Georgetown e, em concreto, para a parte mais importante do filme foram escolhidos os degraus que descem da esquina da Prospect St e 36th St NW. Você sabia que elas eram conhecidas como as escadas de Hitchcock?

No final da obra, o Padre Karras vence o demônio depois de se atirar pela janela nessas famosas escadas, acabando também com sua própria vida. Ao estar muito perto do campus da universidade de Georgetown, muitos estudantes e turistas ainda seguem visitando esse ponto. Além disso, é possível ver uma placa honorífica por sua importância na história cinematográfica da cidade. Uma forma fácil de chegar até aqui é alugando uma bicicleta em Washington.

O famoso hotel de “O Iluminado“, no Oregon

A parada seguinte no caminho nos levará até o temido hotel Timberline Lodge no Oregon, lugar de gravação do famoso filme “O Iluminado” de Stanley Kubrick. Essa obra se baseia na famosa novela escrita por Stephen King em 1977, que se inspirou em uma experiência própria que viveu com sua esposa em um hotel do Colorado. Impressionante!

Os interiores do fictício Hotel Overlook foram gravados nos estúdios, enquanto as cenas exteriores foram feitas no Timberline Lodge e na estação de esqui de Oregon, no Mount Hood. Desde então, a cena de Nicholson como Jack Torrance destruindo a porta com um machado é, provavelmente, uma das mais lembradas da história do cinema. Não poderia faltar entre os destinos onde foram gravados os filmes de terror mais famosos do cinema!

O edifício Dakota de Nova York no filme “O bebê de Rosemary

Nova York é cinema. E, é claro, não poderíamos deixar de mencionar a cidade como um dos destinos onde foram gravados os filmes de terror mais famosos da Sétima Arte. Localizado entre a 72th Street e Central Park West, além de ser o lugar de rodagem de “O bebê de Rosemary, o famoso edifício Dakota foi o lar de algumas das pessoas mais influentes e endinheiradas de Manhattan. De fato, um dos vizinhos mais ilustres foi John Lennon.

Você sabe por que ele tem esse nome? Dizem que os nova iorquinos decidiram chamá-lo assim porque no momento da sua construção estava tão longe do centro de Manhattan quanto Dakota. Construído por Henry Janeway Hardenbergh, oferece a aparência perfeita para o gênero de terror graças a uma arquitetura muito característica com telhados escarpados, balcões e balaustradas

Se você quer conhecer muitos outros filmes e cenários, não perca o tour do cinema pelos cenários de séries e filmes por Nova York.

A Hora do Pesadelo” em Elm Street. Ou em West Hollywood?

Bem-vindo a Elm Street! Viajamos no tempo até 1984, ano em que foi lançado o lendário filme de Wes Craven, no qual Freddy Krueger atormentava adolescentes enquanto dormiam. Mas você sabia que não foi realmente filmado numa rua com este nome?

A famosa casa que serviu de cenário para A Hora do Pesadelo está em West Hollywood, Los Angeles, e foi construída em 1919. Apesar dos seus 250 metros quadrados, seu interior não foi usado e apenas a fachada aparece no filme. Muitos fãs da saga se reúnem aqui para tirar uma foto de lembrança nesse que é um dos destinos onde foi gravado um dos filmes de terror mais famosos.

El Palacio de los Hornillos, lugar de filmagem de “Os Outros

Chegamos a Las Fraguas, na Cantábria. No meio de um enorme terreno está o cenário escolhido por Alejandro Amenábar para rodar “Os Outros”. Você sabia que ali há dois palácios, um ao lado do outro? Um deles pode ser alugado para a realização de batizados, casamentos e outros eventos. Você teria coragem?

O mais antigo dos palácios é chamado de Casona de las Fraguas e o maior, los Hornillos. Esse último foi o escolhido para a gravação por seu curioso estilo pitoresco inglês e por estar situado na zona mais alta do terreno. As vistas dessa zona lhe deixariam sem ar, assim como o filme!

REC”, gravando na Casa Argelich, Barcelona

Da Cantábria vamos a Barcelona, finalizando nossa lista de locações de filmes de terror, para percorrer a Rambla de Catalunya até o número 34, outro dos destinos onde foram gravados os filmes de terror mais famosos do cinema! É aqui onde está a Casa Argelich, cenário do filme “REC“, de Jaume Balagueró e Paco Plaza. 

Os longos corredores, as paredes de estilo gótico, o teto de gesso, a escada de mármore branco… Definitivamente, esse edifício desenhado pelo arquiteto Josep Amargós i Samaranch foi escolhido como o cenário perfeito para rodar esse filme. Embora no início fosse um edifício puramente residencial, desde 2004 é escolhido por muitas produtoras e diretores, por isso não é possível visitar seu interior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *