Gastronomia etc.

Galeries Lafayette apresenta novos espaços gastronômicos

Primeiro andar do edifício Maison & Gourmet ganha as chamadas ‘nouvelles tables’, sob o comando de chefs de destaque da cena culinária parisiense, e um bar com carta de vinhos assinada por renomados sommeliers

Galeries Lafayette

No mesmo quarteirão onde se localiza a imponente Galeries Lafayette no Boulevard Haussmann, em Paris, um edifício situado do outro lado da rua, o espaço Maison & Gourmet, acaba de receber, no primeiro andar, novos espaços gastronômicos e um décor que remete ao charme das tradicionais brasseries. São as chamadas ‘nouvelles tables’, comandadas por chefs talentosos que se destacam na renovação da atual cena culinária da capital francesa. De street food a receitas latinas, asiáticas, mediterrâneas, norte-americanas e francesas, são inúmeras as possibilidades a serem exploradas nessa viagem de sabores e aromas que se completa com um novo bar com carta de vinhos assinada por renomados sommeliers.

Mosugo

O estrelado chef Mory Sacko, com impactante participação na renovação da gastronomia francesa, teve uma ideia brilhante. Com seu restaurante MoSuke, fechado temporariamente durante o confinamento de 2020, ele montou um incrementado menu delivery inspirado em street food. Assim os parisienses descobriram suas aclamadas versões de frango frito e hambúrguer. Instalado em um ambiente descontraído, no Mosugo a decoração se destaca por um arco, que simboliza as pontes entre a África Ocidental, a França e o Japão, territórios de inspiração da proposta gastronômica do chef. No cardápio, duas opções de menu: Slim, com frango frito, molho Bulldog e especiarias de caju ou versão vegetariana de banana; e Big, com hambúrguer de frango frito em pão Bretzel com maionese de missô, picles e batata-doce frita. De sobremesa, o famoso “brookie”, um biscoito híbrido de cookie e brownie, e o sorvete de missô de caramelo.

Bagnard

Lançada em 2014, Bagnard, inciativa do chef Yoni Saada (ex-Top Chef 2013) com sua esposa, Alexandra, tornou-se uma cantina mediterrânea de referência em poucos meses. Inspirado na cultura da comida de rua, ele é famoso por reinterpretar pratos da culinária tradicional, como sua aplaudida versão da salada Niçoise. Num espaço estilo bistrô, pensado para acolher 82 pessoas e decoração com objetos vindos de Israel, Marrocos e Tunísia, o chef revisita seus clássicos, entre eles o pan-bagnat, fruto de uma receita exclusiva com frango grelhado ao estilo shawarma, uma nova versão de homus com praliné e tartare temperado com atum, harissa e trufa. Fãs do chef ainda podem adquirir sua primeira linha de mantimentos, que inclui azeite, uma seleção de harissa e a cerveja artesanal Les Pieds Noirs, feita com zaatar, uma especiaria do Oriente Médio.

Starving Club

Igualmente uma presença de destaque no programa Top Chef 2013 e dono de uma estrela verde no Guia Michelin, o chef parisiense Thibaut Spiwack inaugurou seu primeiro restaurante Starving Club na primavera europeia de 2022. Dedicado à cozinha street food de todo o mundo, para a Lafayette Gourmet ele escolheu levar o melhor da comida de rua norte-americana. No menu, hambúrguer preparado a partir de carnes e vegetais franceses de Ile-de-France, com opção da iguaria temperada com tomilho e acompanhada de queijo Comté. Outra criação do chef é um cachorro-quente com salsicha com pimenta de Espelette, sementes de funcho e amêndoas torradas. Para acompanhar, Mac’n’chini, uma mistura de arancini e Mac & Cheese.

Yora

Yora faz uma imersão total na América do Sul, particularmente no Peru. José Arias, que também é o chef do restaurante Villa Mikuna em Paris, revela uma cozinha solar inspirada na Amazônia peruana, de Cuzco a Madre de Dios, revisitando o tradicional ceviche em taça com modernidade e aguçando o paladar com sua versão do tiradito, prato feito com peixe cru, cortado em formato de sashimi, símbolo do casamento de sabores entre a culinária latina e japonesa. Dedicado à tribo indígena Yora (também conhecida como Nahua), este espaço se inspira nas culturas e tradições peruanas para compor uma decoração exótica com identidade gráfica e étnica. Tendo como pano de fundo a música latina, o local convida a um imperdível Pisco Sour, apresentado com as melhores combinações.

Rice Street

Após o sucesso do Panasia, restaurante parisiense dedicado à cozinha asiática, sua fundadora, Quan Bai, inaugura sua mais recente proposta de culinária conceitual, o Rice Street, que valoriza especialidades da comida de rua japonesa, em particular as comercializadas na atmosfera dos mercados noturnos. Nas vitrines do restaurante chama a atenção uma seleção de pratos preparados no local, que podem ser consumidos lá mesmo ou levados para casa. Gyoza (versão japonesa do ravióli), Karragge (bolinho de frango frito) e sushis são os destaques do menu. Como pratos principais, variadas receitas de nigiri, chirashi e donburi. Fãs de macarrão frito podem pedir yakisoba e udon, Já os amantes de carne grelhada optam por espetos de yakitori. Preparados caseiros de ramen também estão disponíveis. Para acompanhar, uma variada carta de saquês.

Duclot

Este é o novo ponto de encontro para os amantes do vinho. Localizado no primeiro andar, Duclot, empresa de comercialização de vinhos finos, acaba de abrir o Le Bar de La Cave, um balcão com 12 assentos onde é possível descobrir uma seleção excepcional de 3.500 vinhos e champanhes, entre outras bebidas. O menu oferece degustação de uísques, conhaques e gins made in France, além dos melhores vinhos de Bordeaux. Tudo acompanhado por iguarias gastronômicas do Vale de Rhône, Borgonha, Loire, Alsácia e Jura, além de produtos da tradicional charcutaria francesa, caviar e rillettes de peixe da Petrossian.

Convidados especiais

Além dessas ‘nouvelles tables’, dois nomes da cena gastronômica parisiense ganham pop-up na Lafayette Gourmet. Até 3 de novembro, Jeffrey Cagnes, integrante da nova geração da alta confeitaria, expressa seu estilo único, inspirado em sua origem mediterrânea. Da Sicília ao Marrocos, o chef revisita com generosidade e originalidade doces icônicos que tanto o fascinam. Entre suas criações mais premiadas, torta de limão decorada com creme de limão, azeite e manjericão.

Entre 3 de novembro e 3 de janeiro de 2023, chega ao local a Cinq Sens Paris, confeitaria fundada pelo chef Nicolas Paciello e seu sócio William Assouline. Ao público será oferecida uma experiência sensorial em torno de um menu que muda a cada mês e apresenta três sobremesas conceituais. Entre elas, praliné de chocolate e torta de nozes e uma versão gourmet do Mont-Blanc com groselha.

Lafayette Maison & Gourmet

Endereço: 35 boulevard Haussmann, 1º andar, 75009, Paris

Horários: segunda a sábado, das 9h30 às 21h30; domingos e feriados, 11h às 20h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *