Gastronomia etc.

Começa 5ª edição do Prêmio Sabores da Orla

Durante o mês de julho, maior festival gastronômico de comida praiana do país vai eleger o melhor prato e petisco da orla carioca

5ª edição do Prêmio Sabores da Orla
5ª edição do Prêmio Sabores da Orla

Os cariocas e turistas agora têm mais um motivo para ir até o seu quiosque preferido: a 5ª edição do Prêmio Sabores da Orla. Durante todo o mês de julho, o maior festival de gastronomia praiana do país está de volta com pratos e aperitivos surpreendentes e deliciosos. São mais de 160 quiosques, número recorde de participantes. Para eleger os vencedores, há avaliação de um júri técnico composto por professores e especialistas do Instituto Gourmet na fase classificatória e do chef e embaixador do prêmio João Diamante, na etapa final. Além disso, para esta edição há uma categoria extra de melhor prato e aperitivo de acordo com o público. A iniciativa é da Orla Rio, concessionária que administra os 309 quiosques que ficam entre o Leme e o Pontal.

“O Prêmio Sabores da Orla já é uma referência para os amantes e apreciadores de uma boa comida. A cada ano, os quiosques participantes se dedicam a elaborar receitas surpreendentes, autênticas e que representam a verdadeira gastronomia da orla carioca. Temos muito orgulho de ter criado esta premiação que está em pleno crescimento, atingindo marca recorde de quiosques participantes e também com novas categorias. Além disso, ainda teremos novidades para os turistas este ano”, destaca João Marcello Barreto, presidente da Orla Rio.

Nesta quinta edição, além da nova categoria de aperitivos, ainda tem uma novidade para os turistas. A concessionária, em parceria com a agência de turismo C2Rio, vai oferecer pacotes de tours gastronômicos, possibilitando que os visitantes possam percorrer 5 quiosques participantes realizando um menu degustação, entre eles três de petiscos e dois de pratos principais que estarão concorrendo ao prêmio. Os pacotes serão disponibilizados a partir da primeira semana de julho.


>> Experiência AirBNB pelo Centro Histórico do Rio de Janeiro <<


Esta edição dará R?50 mil em prêmios e os vencedores das categorias melhor prato e melhor aperitivo serão convidados a preparar os pratos no programa “Vem Com a Gente”, apresentado por Gardênia Cavalcanti. Durante o concurso, terão opções de pratos para todos os gostos: sanduíches, frutos do mar, aperitivos e muito mais. O júri técnico responsável pela avaliação dos pratos será formado por professores e especialistas do Instituto Gourmet e os cinco finalistas de cada categoria receberão a visita surpresa de João Diamante e seus conselheiros. O chef carioca tem em seu currículo passagem pelo Le Jules Verne, em Paris, e toca o restaurante itinerante Na Minha Casa e o projeto social Diamantes na cozinha. Entre os quesitos a serem avaliados, estão sabor, criatividade e apresentação dos pratos.

Além disso, o público também vai pode escolher o seu prato ou aperitivo favorito por meio do Whatsapp do Sabores da Orla, disponível nos QR Code presentes nos quiosques participantes até o dia 31 de julho. Todos os vencedores serão anunciados no dia 16 de agosto, em evento para convidados e com transmissão ao vivo pelas plataformas digitais da Orla Rio. A 5ª edição conta com patrocínio da New York Hard Seltzer e Cerveja Colorado e apoio da Fys, Jungle, Fairmont e Instituto Gourmet e parceria com a RioTur.

Criado em 2018, o Prêmio Sabores da Orla é um grande projeto da concessionária para levar a melhor experiência à beira-mar para cariocas e turistas da cidade. A cada ano, os quiosques participantes se dedicam a elaborar receitas surpreendentes, autênticas e que representam, da melhor forma, a verdadeira gastronomia da orla carioca. Na sua 4ª edição, realizada em 2021, mais de 100 quiosques participaram do festival que serviu mais de cinco mil pratos e mais de 1 tonelada de camarão foi consumida. Os grandes vencedores das edições anteriores foram os quiosques Quatro Elementos (2021), com o criativo Pulpo Burguer, Clássico Beach Club (2017) com o inesquecível Filet Sliders, Coisa de Carioca (2018) com o saboroso Jonn’s Dog e o SoGa (2019) com o irresistível Brusschettão Crunchy Caprese.

PRÊMIO SABORES DA ORLA

Período: 1 a 31 de julho

Mais informações sobre o prêmio e a lista completa dos quiosques participantes estão disponíveis no site oficial da concessionária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *