Dicas & Destinos

Verão em Bariloche: dicas para curtir a natureza

As opções de excursões terrestres e a barcos possibilitam um olhar diferenciado da região da Patagônia durante o verão

Verão em Bariloche

Aproveitar o verão em Bariloche para ficar em contato com a natureza e apreciar novas paisagens é um dos desejos de muitos brasileiros com o retorno da possibilidade de viagens para o exterior. Para quem gosta de explorar sensações e desfrutar de cenários naturais com vistas de tirar o fôlego, Bariloche, na Argentina, é o destino perfeito.

Além dos tradicionais montes conhecidos pelo inverno barilochense, a cidade também possui opções de excursões terrestres e a barcos, que são ideais para quem deseja conhecer as belezas naturais.

A Emprotur, entidade de fomento ao turismo de Bariloche, listou algumas dicas de passeios para quem deseja aproveitar o verão em Bariloche, na região da Patagônia. A Argentina está com as fronteiras abertas para receber turistas que estejam com o esquema de vacinação completo contra a Covid-19. Confira as dicas:

Circuito Chico

É o caminho mais tradicional para conhecer Bariloche.  O percurso começa no centro da cidade, segue pela margem sul do lago Nahuel Huapi e passa pela península de San Pedro. Pelo circuito, ainda se chega à Villa Llao Llao, que concentra o famoso Hotel Llao Llao, o parque municipal (ideal para caminhadas pelo bosque) e a capela San Eduardo. O passeio também contempla a Villa Tacul e a ponte do arroio Angostura. Um dos pontos panorâmicos pode ser contemplado a 945 metros acima do nível do mar, com vista para o lago Moreno. A 17 quilômetros do centro da cidade também se encontra o monte Campanario. Lá, do mirante e da confeitaria, há vistas panorâmicas, ideais para passeios contemplativos. Ao longo do trajeto, é possível encontrar casas de chá, churrascarias, cervejarias e restaurantes para quem deseja fazer paradas e degustar da culinária regional. Ao todo, são cerca de 60 quilômetros de percurso.


Confira aqui as melhores opções de Seguro Viagem para você viajar em segurança pra todo canto do mundo!!


Ilha Victoria e Bosque de Arrayanes

Outro passeio imperdível é a excursão no Parque Nacional Nahuel Huapi, que concentra água e árvores em abundância. O bosque de Arrayanes é uma das atrações. O emaranhado de árvores localiza-se a noroeste do lago Nahuel Huapi. Para chegar ao local, é possível partir de Porto Pañuelo e navegar por uma hora. O arrayán é um arbusto de cor açafrão com flores brancas. A composição do bosque é exclusiva no mundo, trazendo as belezas inigualáveis da natureza da Argentina. No bosque, encontra-se a casinha semelhante a que a Walt Disney representou no desenho Bambi. Navegando até o porto Anchorena, encontra-se uma flora fértil na ilha Victoria. Pelas trilhas da ilha, é possível chegar até a praia de Toro com areia vulcânica, que contém as pinturas rupestres dos primeiros habitantes da região.

Porto Blest e Cachoeira dos Cântaros

As águas do Porto Blest, percorrendo o lago Nahuel Huapi, é uma excelente opção de passeio de barco. Com o percurso, é possível apreciar selva, cachoeira e águas verdes. O local de embarque é o Porto Pañuelo. Navegando por aproximadamente uma hora, é possível passar em frete da Ilha Centinela, onde estão os restos mortais de Perito Francisco Moreno, explorador dos parques nacionais argentinos. De lá, a viagem segue até a Cachoeira dos Cántaros.

Brazo Tristeza e Cachoeira do Arroyo Frey:

No Parque Nacional Nahuel Huapi, aproveitando muito o verão em Bariloche, é possível passear de barco pelo Brazo Tristeza, região onde dá para observar as geleiras do cume do monte Tronador, o mais alto do parque. O passeio inicia no porto Bahia López. Ao fim do Brazo, também há a possibilidade de percorrer uma trilha por um bosque denso e adentrar à Cachoeira do Arroio Frey.

Valle do Challhuaco

O Valle do Challhuaco é um dos melhores locais para observar a flor da Patagônia, a amancay. O local fica a 20 quilômetros de Bariloche, a uma altura de cerca de 2 metros e dentro do parque Nahuel Huapi, possuindo um bosque de lengas, árvores típicas da região.

Colonia Suiza

O local foi declarado patrimônio histórico e é o primeiro assentamento europeu da região, fundado no fim do século XIX. Na Colônia, é possível visitar casas de chá, restaurantes, lojas e feira de artesanatos. Lá, há a tradição de preparar um curanto, que foi introduzido por Emilio Goye, do Chile, um dos primeiros habitantes do local. Em Colonia Suiza, também há degustação de produtos feitos à base de frutas finas, como doces, conservas e sobremesas. Os principais acessos ao local se dão pelo Circuito Chico. A Colônia fica a aproximadamente 25 quilômetros do centro de Bariloche.

Porto Pañuelo

Localizado às margens do lago Nahuel Huapi, o local é propício para quem gosta de um ambiente tranquilo, com belas paisagens para aproveitar o verão em Bariloche. O local foi construído em 1965 e situa-se a 25 quilômetros da avenida Butillo, em frente ao hotel Llao Llao. Do porto saem excursões para a ilha Victoria, o bosque de Arrayanes e para o porto Blest. Entre as paisagens possíveis de serem vislumbradas de Pañuelo está o monte López.


Confira aqui as melhores opções de Seguro Viagem para você viajar em segurança pra todo canto do mundo!!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *