Gastronomia etc.

Petrópolis Gourmet volta a acontecer em formato presencial

Festival gastronômico, quinto maior do país, é realizado dentro da programação do Natal Imperial

Petrópolis Gourmet

Quinto maior festival gastronômico do país, este ano o Petrópolis Gourmet em sua 21ª edição, é o primeiro grande evento pós-pandemia realizado na Cidade Imperial em formato presencial.  A previsão é que o festival, de 03 a 19 de dezembro, atraia mais de 25 mil pessoas, porém elas estarão diluídas ao longo de duas semanas de evento movimentando a rede hoteleira da cidade que voltou a operar com 100% de sua capacidade nos 118 meios de hospedagem que reúnem 6,4 mil leitos.

O Petrópolis Gourmet, depois de duas décadas, ganhou também um novo formato e no primeiro final de semana, de 03 a 05 de dezembro, ele ‘vai às ruas’ concentrando 25 restaurantes e bares participantes em um espaço aberto: hall de entrada do Parque de Exposições, em Itaipava, o distrito mais charmoso da cidade. Depois o festival segue, de 06 a 19 de dezembro, nos restaurantes e bares.  O evento é realizado pelo Petrópolis Convention & Visitors Bureau com apoio da prefeitura e Sesc-RJ e disponibilizou a programação na revista eletrônica www.petropolisgourmet.com.br.

Leveza, fluidez, facilidade de acesso, modernidade, informalidade e amplitude são os conceitos desta edição que terá as comidinhas típicas natalinas ou receitas especiais – e muitas inovadoras – dos chefs que comandam os restaurantes de Petrópolis, um dos maiores polos gastronômicos do país. Serão 25 estandes sendo 15 ocupados por alimentação e cinco por bebidas.  

Neste novo formato, tirando o festival de dentro dos restaurantes, o evento foi planejado para ser acessível em mobilidade e para o bolso, com preços dos pratos mais em conta, em torno de R$ 30. “É uma informalidade que não tira a qualidade, mas que o torna mais leve. Ele acontece também no distrito mais charmoso da cidade que é Itaipava, já conhecido nacionalmente pelo rico acervo de restaurantes”, considera o presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, Fabiano Barros.  

Este ano o Petrópolis Gourmet saiu de sua data tradicional, que é novembro, e acontece como especial de Natal ampliando a segurança para os frequentadores com mais de 70% da população local com esquema vacinal completo e praticamente 100% do público a ser imunizado com a primeira dose aplicada.  O evento também integra a programação Natal Imperial.

“Petrópolis foi reconhecida neste período de restrições como um dos 22 destinos sanitariamente seguros do país. E assim vamos continuar. Temos novas práticas, novos cuidados e que estão mantidos tanto nos hotéis quanto nos restaurantes. O Festival acontece em vários espaços após o primeiro final de semana e isso também distribui o público por toda a cidade, afinal, temos restaurante de todos os pontos da cidade presentes no evento”, aponta o diretor de gastronomia do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, Múcio Maffaciolli.

A chef Lydia Gonzalez é presença confirmada no XXI Petrópolis Gourmet Especial de Natal como embaixadora do evento. Ela é formada no ramo gastronômico há 18 anos e representou  a Cidade Imperial no programa “Mestre do Sabor” da Rede Globo . “Estar ao ar livre é democratizar o festival e dar mais visibilidade a um evento tradicional. É uma honra ser embaixadora do Petrópolis Gourmet e poder contribuir para a construção do festival”. 

Ramon Guimarães, do Camarão em Penca, é um dos expositores já confirmados. “Participo há sete anos e é uma experiência muito boa em visibilidade para os restaurantes e para a cidade”, afirma o dono de restaurante que já escolheu o prato que vai levar ao festival: risoto de camarão, uma unanimidade para quem gosta de frutos do mar. Já para a Odin será a primeira experiência no Petrópolis Gourmet. A empresa iniciou como fábrica artesanal e agora tem um point de varejo, o Bar Casarão da Cervejaria Odin. “Cerveja harmoniza com tudo e é essa a ideia: levar opções de 10 estilos diferentes da bebida para casar com os pratos que serão servidos”, afirma Felipe Rabah, um dos sócios da marca.

Segredo dos chefs está na produção local

Nos três dias de evento, sempre de 10h às 18h, estará disponível a Feira de Economia Criativa, com apresentação de produtores locais inclusive os orgânicos, uma ação do Sesc-RJ parceiro do evento. E é essa produção local que faz o diferencial nas receitas dos chefs petropolitanos, uma oportunidade de descobrir todos os segredos que fazem da cidade ser reconhecida como um polo de excelência em gastronomia.

Consumo consciente e solidário

Também funciona nos dias do Petrópolis Gourmet, das 10h às 16h, o Mesa Brasil Sesc, incluindo aulas-show e o programa Pequeno Gourmet.  O Mesa Brasil Sesc é um programa de segurança alimentar e nutricional que garante que alimentos próprios para o consumo e que seriam descartados possam parar na mesa de instituições sociais. Já o Pequeno Gourmet incentiva os pequenos com oficinas e palestras, o aproveitamento total dos alimentos com receitas fáceis e seguras.

Degustação com boa música

E ainda foi reservada a parte musical com shows nos três dias, sempre às 16h. Na programação, sexta (03.12) o Trio Dubrá recebe a convidada Thalita Vila Nova, sábado(04.12) Mayara Ferreira e Grupo Estação Brasil se apresentam e, domingo (05.12), a Camerata de Violões de Três Rios encerra o final de semana.

21º PETRÓPOLIS GOURMET – ESPECIAL DE NATAL – 03 A 19 DE DEZEMBRO

Dias 03, 04 e 05 de dezembro

Parque de Exposições – Estrada União e Indústria 10.000 – Itaipava

Dia 03, de 10h às 22h

Dia 04, de 10h às 22h

Dia 05, de 10h às 18h

De 06 a 19 de dezembro

Nos restaurantes e bares participantes (de acordo com horário de funcionamento de cada um)Programação completa do evento: www.petropolisgourmet.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *