Dicas & Destinos

5 Destinos bate-volta para os cariocas curtirem no fim de semana

Fim de semana chegando aí! E você vai ficar em casa? Nada melhor do que dar uma fugidinha para algum lugar especial. Saiba que mesmo com o tempo curto é possível fazer uma viagem bem delicinha. Confira esses roteiros curtinhos para sua viagem bate-volta, em 5 belíssimos destinos no estado do Rio de Janeiro:

Teresópolis – RJ

Teresópolis é conhecida pelo clima de montanha e as belezas naturais. Tudo para você ter um roteiro bate-volta bem pertinho do Rio – você percorre cerca de 96km e em aproximadamente 2h você chega lá à tempo de degustar um bom vinho e ter uma noite relaxante em um dos inúmeros charmosos hotéis da região. Um lugar perfeito para descansar e esquecer-se de tudo no fim de semana.

Um passeio legal é fazer uma caminhada até a Cachoeira dos Frades, uma linda queda d´água de aproximadamente 10 metros de altura e uma deliciosa piscina natural. Vale muito à pena curtir esse momento!!

Mangaratiba – RJ

Um bate-volta sem igual é viajar para Mangaratiba – a Princesinha da Costa Verde, Mangá, como seus habitantes carinhosamente a chamam, também é conhecida como Cidade Bela – tantos adjetivos ainda são poucos para definir as belezas naturais que emolduram o lugar, cercada pelo mar e a montanha, em paisagens únicas. Itacuruçá, Muriqui e Conceição de Jacareí são distritos de Mangaratiba, que por sua vez está próximo a Itaguaí. Um município residencial, com grande potencial turístico ainda não muito explorado, com alguns hotéis e resorts de luxo.

Os passeios de barco pelas ilhas são a grande pedida, mas as cachoeiras, praias e construções históricas não ficam nada a dever para o visitante. Destino ideal para curtir o fim de semana, por exemplo, em aproximadamente 1h e30 minutos da cidade do Rio de Janeiro.

Rio das Ostras – RJ

Duas horas… é o tempo que você precisa para chegar num lugar lotado de praias e muita diversão: O melhor caminho para se chegar a Rio das Ostras, cidade da Região dos Lagos – é seguir pela BR- 101 até Casimiro de Abreu e de lá pegar a Rodovia Serramar e depois a Rodovia Amaral Peixoto. Ideal para quem curte a diversidade natural, pois na cidade é possível encontrar os costões, manguezais, a Reserva Biológica União e o Museu do sítio arqueológico Sambaqui da Tarioba, que expõe peças do passado pré-histórico da região.

Destaque para os pontos turísticos: Praça da Baleia – Uma área de lazer propícia à contemplação que abriga a escultura de uma Baleia-jubarte com 20 metros de comprimento, em estrutura metálica, recoberta com chapas de bronze e liga de latão, feita pelo artista plástico, Roberto Sá, conhecido internacionalmente pelas esculturas hiper-realistas. A maior homenagem a um cetáceo no mundo e a Orla de Costa Azul – uma área de lazer e preservação, com ciclovia, academia de ginástica ao ar livre, quiosques, playgrounds e 15 mil m² de área de restinga preservada.


Leia também: Viajando de carro pelas serras do Rio de Janeiro


Angra dos Reis – RJ

Você consegue fazer um trajeto de 157 km em 3:30, com muita música e paisagens lindas para curtir o passeio! Esse é o espírito! As atrações de Angra dos Reis não se restringe às belas praias. Angra tem uma fantástica estrutura hoteleira que abrange desde simpáticas pousadas até sofisticados resorts. Tudo para você deixar o estresse pra lá e relaxar um fim de semana inteirinho, só seu!

Parece coisa de cinema, mas a Lagoa Azul, na Ilha Grande, Angra dos Reis, corresponde bem a essa ideia – Uma piscina natural com fundo de areia e águas cristalinas – uma área de proteção ambiental, que recebe visitantes, apenas de barco ou escunas, que ficam atracadas enquanto os visitantes se divertem nos macarrões e alimentam os peixinhos Sargentinhos com farelos de pão. No verão costuma ficar lotada de lanchas, escunas e veleiros.

Petrópolis-RJ

Quer chegar rápido num lugar lindo, charmoso, ideal para relaxar e curtir o clima de montanha? esse lugar é sem dúvida, Petrópolis. A Cidade Imperial foi fundada pelo imperador D. Pedro II, para os momentos de repouso e lazer da família imperial, tendo sido capital do Estado do Rio de Janeiro temporariamente entre 1894 e 1902.

De construções históricas e vegetação abundante, a alta temporada do turismo começa em julho, com a Bauernfest (a festa do colono alemão, uma das maiores festas da cidade) e o início do inverno. No entanto, é destino certo para visitar o ano inteiro. O Museu Imperial, a Casa de Santos Dumont, o Palácio de Cristal, o Museu de Cera, o Orquidário Binot, degustar um bom vinho ou uma boa cerva num dos inúmeros restaurantes e barzinhos… ah, impossível nomear uma única atração em Petrópolis, os passeios são muitos… divirta-se!

Texto publicado originalmente em Viajante HU

4 Comentários

  1. Pingback: Embarque na Viagem

  2. Pingback: Embarque na Viagem

  3. Pingback: Embarque na Viagem

  4. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *