Dicas & Destinos

23 Arcos e Aquedutos mais bonitos do mundo

Hoje nós destacamos 23 Arcos e Aquedutos, algumas das construções mais bonitas e curiosas espalhadas pelo mundo. Aliás, sempre trazemos destaques na arquitetura pelo mundo. Você pode conferir esta dica aqui ou esta outra aqui.

arcos e aquedutos

Os arcos e aquedutos são hoje em dia símbolos de muitas cidades. Alguns fazem parte, inclusive, de cartões postais destinados a atrair turistas. Por cá fizemos uma seleção (entres muitos belíssimos) e apresentamos alguns dos arcos e aquedutos mais bonitos do mundo.

O planeta tem vários monumentos antigos que fascinam os turistas de todo o mundo. Os arcos e aquedutos são hoje em dia símbolos de cidades.

Contudo, no passado serviam para outros fins. Com cimento vulcânico, tijolos e pedras, os romanos mostraram ao mundo como distribuir, ao longo de um imenso território, um dos bens mais preciosos que existem: a água.

Os aquedutos que construíram por seu vasto império ajudaram a forjar o poder de sua civilização e mudaram a história da engenharia e da arquitetura ocidentais.

Além de fornecer água potável para a população de suas distantes colônias, essas estruturas representavam – e ainda representam – o incrível domínio da tecnologia da construção atribuído aos engenheiros da Roma Antiga.

Já os arcos costumam ser construções que marcam fatos históricos. Geralmente grandes comemorações são pontuadas com inauguração de um marco arquitetônico, como em vários casos que veremos logo a seguir.

Aqui apresentamos os mais bonitos e imponentes arcos e aquedutos do mundo:

Arco de Constantino, Itália

Este imponente arco foi construído em Roma a mando do Senado Romano para homenagear a vitória do imperador Constantino sobre Maxêncio na Batalha da Ponte Mílvia.

O monumento situa-se ao lado do Coliseu romano e é um hoje marco histórico da cidade italiana.

Arcos e Aquedutos

Arco do Triunfo, França

Em Paris situa-se este incrível arco que foi mandado construir por Napoleão Bonaparte em 1806 para homenagear as suas vitórias militares.

O monumento do Arco do Triunfo, se encontra na praça Charles de Gaulle próximo dos Campos Elísios e foi inaugurado no ano de 1836. É um dos marcos históricos mais incríveis de Paris.

Arcos e Aquedutos

Aqueduto de Segóvia, Espanha

Acredita-se que este monumento tenha sido construído pelos romanos por volta do século I d.C. É um dos mais antigos e bem preservados aquedutos deixados por este império ao mundo.

Hoje é um marco histórico e um dos símbolos da cidade espanhola de Segóvia.

Aqueduto da Amoreira, Portugal

Em Elvas, encontramos este magnífico aqueduto com cerca de 8,5 quilômetros de extensão e mais de cinco arcadas que se elevam até 31 metros de altura.

O fim da sua construção foi por volta do ano de 1620 e foi a partir daí que primeiras águas entraram dentro dos muros da cidade. Hoje, o monumento é Patrimônio Mundial da UNESCO.

Cesareia Marítima, Israel

Cesareia Marítima era uma cidade situada perto do mar Mediterrâneo construída no século I d.C. por Herodes, o Grande.

Um aqueduto foi construído para fornecer água de nascentes no sopé do Monte Carmelo para a cidade.

Aqueduto dos Milagres, Espanha

Este é outro belo aqueduto romano e também uma das estruturas mais bem preservadas da Península Ibérica.

Situa-se na cidade espanhola de Mérida e acredita-se que tenha sido construído pelos romanos por volta do século I d.C.

Les Ferreres Aqueduct, Espanha

Este impressionante monumento tem mais de 200 metros de comprimento e servia para fornecer a água do rio Francolí para a cidade espanhola de Tarragona.

Hoje é um marco histórico da cidade e um dos monumentos mais impressionantes do passado.

Arco de Tito, Itália

Este arco foi construído para homenagear as vitórias militares de Tito, um antigo imperador romano.

Este arco, que sobreviveu praticamente intacto e serviu de referência para diversos arcos triunfais construídos depois do século XVI, incluindo o icônico Arco do Triunfo de Paris.

Arco do Triunfo de Barcelona, Espanha

Este arco foi projetado pelo arquiteto Josep Vilaseca i Casanovas em 1888 e destaca-se pela sua arquitetura diferente e original.

É um dos símbolos da cidade de Barcelona e também uma das atrações que fascina os turistas.

Aqueduto das Águas Livres, Portugal

Este aqueduto é um complexo sistema de captação, adução e distribuição de água à cidade de Lisboa.

Foi mandado construir por D. João V por volta do século XVIII. Hoje é um marco histórico da cidade que resistiu inclusive ao Terremoto de 1755.

Aqueduto da Carioca, Brasil

No Rio de Janeiro situa-se esta impressionante construção também conhecida como arcos da Lapa.

É considerada a obra arquitetónica de maior porte empreendida no Brasil durante o período colonial. Hoje é um cartão postal da cidade.

Aqueduto de Valente, Istambul

Este é mais um dos vários patrimônios históricos da cidade de Istambul. Foi construído por volta do século IV e desde então passou por várias modificações.

É um dos vestígios históricos mais bem preservados e antigos da Turquia.

Gateway Arch, Estados Unidos

Este arco moderno e ultra sofisticado localiza-se em St. Louis, Missouri, e foi projetado pelo arquiteto finlandês Eero Saarinen em 1947.

Tem 200 metros de altura e foi inaugurado em 1968. O monumento é um símbolo do local e fascina pela sua arquitetura.

Arco de Trajano, Argélia

O Arco de Trajano é um monumento triunfal romano localizado na região de Timgad, perto da província de Batna, na Argélia.

Foi construído entre o final do século II e o início do século III.

Arco da Rua Augusta, Portugal

Na Praça do Comércio, em Lisboa, situa-se este incrível arco inaugurado no ano de 1815.

O monumento impressiona pela sua imponência, arquitetura e é uma ‘porta de boas vindas’ da cidade.

Arco de Caracalla, Argélia

O Arco de Caracalla é um arco triunfal romano localizado em Djémila na Argélia.

Acredita-se que tenha sido construído por volta do século III em homenagem ao imperador Caracala.

Arco de La Victoria, Espanha

A cidade de Madrid também tem um arco do triunfo no seu interior. Foi erguido entre 1953 e 1956 a mando de Francisco Franco com o objetivo de comemorar a vitória na guerra civil.

Hoje é um dos monumentos mais icônicos desta cidade espanhola.

Arco de Bará, Espanha

Este monumento é mais um dos vestígios dos romanos na cidade de Tarragona. Foi declarado Património da Humanidade em 2000 e hoje é uma das atrações do local e um dos marcos históricos de Espanha.

Aqueduto da Água de Prata, Portugal

Esta incrível obra de engenharia hidráulica renascentista foi construída com o objetivo de abastecer com água a cidade portuguesa de Évora.

Foi inaugurado no ano de 1537 e edificado no reinado de D. João III.

Arcos de Guadalajara, México

Este monumento situado na cidade mexicana de Guadalajara foi construído para homenagear os 400 anos de fundação da cidade. Hoje continua sendo um dos monumentos mais famosos e emblemáticos do local.

Arco de Montpelier, França

Este imponente arco francês foi construído para homenagear Luís XIV e hoje é um dos símbolos desta região francesa.

Ponte de Gard, França

Esta ponte é na verdade uma parcela de um aqueduto romano situado no sul da França, perto de Remoulins, Uzès e Nîmes. Os vestígios da construção são o aquilo que sobrou do passado. Hoje são um marco histórico que fascina os turistas.

Arco do Triunfo de Marselha, França

Este arco foi inspirado no Arco de Tito de Roma e construído no início do século XIX por Étienne-Jules Ramey e David D’Angers. Hoje é possível contemplar a beleza deste magnífico monumento situado na cidade de Marselha.

Fonte: NCultura

Fotos: Pixabay

1 Comentário

  1. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *