Planeta Mulher

Brasileiras contam como estão driblando a pandemia no Havaí

Com o turismo dizimado pela Covid-19, o paradisíaco arquipélago do Havaí enfrenta um verdadeiro pesadelo e a taxa de desemprego cresceu a uma velocidade nunca vista por ali.  No entanto, muita gente está enfrentando essa crise com criatividade e conseguindo dar a volta por cima. Entre elas duas brasileiras que mudaram para ilha de Oahu há alguns anos atrás, elas se reinventaram e se adaptaram ao novo normal, investiram nas redes sociais e estão conseguindo manter seus negócios.  

Yoga

A professora de yoga paulista, Alessandra Lopes, se mudou para o Havaí em 2009 com seu marido e sua filha de dois anos na época. Ela junto da sua amiga japonesa, Tomoko, são professoras do grupo de yoga no parque, chamado 2F Beach Park Yoga.

Alessandra começou a trabalhar com Yoga em 2015, num  programa de yoga para crianças numa escola em Honolulu, onde sua filha estudava. “Em uma das escolas que ensinei, a coordenadora me perguntou se eu poderia fazer uma classe para os professores e empregados da escola. Foi a partir daí que senti a necessidade de ter uma classe aberta que qualquer pessoa pudesse participar, sem ter que fazer parte de um estúdio ou uma determinada escola ou empresa”, conta.

Normalmente seu público é formado por locais misturados com turistas do Japão, Canadá, Europa, Estados Unidos e brasileiros locais. Com a pandemia todos os turistas sumiram e o parque em que ela dá aula fechou duas vezes.

driblando a pandemia

“Logo no início da pandemia, em março, eu estava dando aulas no parque e guardas do parque interromperam minha aula dizendo que o Prefeito de Oahu havia emitido uma ordem que a partir daquele dia, todos os parques estavam fechados até segunda ordem. Naquele momento estavam avisando a todos para saírem antes da polícia chegar. Foi muito triste termos que sair na metade da aula, principalmente sem saber o que iria acontecer depois ou quando poderíamos voltar a nossa vida normal.”

No primeiro lockdown Alessandra ficou dois meses e meio sem dar aulas e no segundo lockdown foram mais 45 dias parados durante o mês de agosto. E mesmo quando ela podia dar aulas, seus alunos estavam com medo e somente algumas pessoas locais estavam praticando. Todas as escolas que ela ensinava fecharam e ela teve que parar os cursos para as crianças na metade do semestre. “Comecei a dar aulas online para as crianças, mas a dinâmica das classes ficou completamente diferente.” 

Uma das soluções que ela usou para seguir adiante foi se reinventar e começar a usar plataformas online para divulgar e ensinar Yoga. “Nunca fui uma pessoa tecnológica ou que gostava de usar a mídia social de uma maneira frequente, mas tive que aprender que a tecnologia é minha amiga e me ajuda a conectar com as pessoas para poder dividir todos os conhecimentos de Yoga e poder difundir o espírito de Aloha com o máximo de alunos e pessoas possíveis.”

Acabou que a internet foi sua grande aliada, e ela não só manteve suas aulas de yoga no parque como ainda criou novos projetos, como seu novo curso de Yoga no Facebook “ Yoga for Better Sleep” , onde o cliente pode assinar com o seu email e recebe grátis uma prática de Yoga Nidra – Yoga para dormir melhor.  Ela também criou seu canal no Youtube, Alessandra Yoga Hawaii, com meditações e ainda investiu mais no seu instagram @alessandra_Yogahawaii_ e no Instagram do yoga no parque @2fbeachparkyoga.

Ela lembra que na vida tudo muda, nada continua igual e é preciso viver um dia de cada vez mantendo sempre a fé, a positividade e a esperança de que hoje pode ser um bom dia. “Já passei situações muito difíceis em 20 anos de América, mas em qualquer lugar que esteja sempre haverão algumas dificuldades, nada é perfeito. O que faz a diferença é persistir nos seus sonhos se adaptando a realidade.”

Turismo

A brasileira nascida em São Bernardo do Campo, São Paulo,  Bárbara Arcibelli é dona de uma empresa de turismo no Havaí, chamada Aloha Vibes Tour. Ela se mudou para os Estados Unidos pela primeira vez em 2006 para fazer intercâmbio, morou em Sterling – VA e depois na Califórnia

Quando voltou para o Brasil tentou ingressar no mercado de trabalho, mas foi muito difícil, então se mudou para Itália por um ano e voltou ao Brasil. Ela abriu uma escola de idiomas, mas não conseguiu se readaptar ao estilo de vida brasileiro.

 “Tive um ataque de pânico e foi quando resolvi vender minha empresa e tentar algo novo. Comecei a trabalhar em navios de cruzeiro, tive a oportunidade de viajar pelo mundo (conheci mais de 70 países) e o Havaí foi um dos lugares que eu conheci e me apaixonei. Vim muitas vezes para o Hawaii com o navio antes de tomar a decisão de me mudar para cá em  Abril de 2015.”

driblando a pandemia

Aproveitando sua experiência de ter trabalhado nos navios durante anos exercendo posições diferentes como atendimento ao cliente, imigração, financeiro, além de excursões, Bárbara resolveu abrir  sua empresa de turismo com passeios feitos por guias brasileiros,  para quem não se sente confortável com inglês, e em breve lançará  passeios exclusivos para o público LGBTQ

“No momento as maiores dificuldades tem sido em relação a reabertura das ilhas para o turismo, mesmo seguindo todas as regras e protocolos estipulados pelo Governador, eu ainda n?o me sinto totalmente à vontade em trazer turistas, pois eu sei que não vou poder oferecer o melhor, já que muitas atrações, parques, restaurantes e comércio no geral continuam fechados e/ou restritos. O que eu tenho feito no momento é simplesmente ser transparente com os meus clientes, as pessoas que buscam meu serviço sabem que eu vou providenciar o que há de melhor aqui e nesse momento estamos de mãos atadas. Então eu sempre deixo claro o que pode ou n?o ser oferecido e se mesmo assim o cliente quiser vir, sabendo dos riscos e ciente de que cancelamentos devido ao Covid19 podem ocorrer,  eu monto um itinerário baseado no que eu tenho disponível no momento.”

Como solução para manter a publicidade da sua empresa, Bárbara também apostou nas redes sociais para trazer o seu público mais perto do seu negócio.  Ela mantém o pensamento positivo e diz que agora é uma fase de adaptação ao novo normal e com esperança de que logo tudo voltará a prosperar e que os turistas estarão de volta para nos proporcionar e compartilhar momentos maravilhosos e inesquecíveis. 

“A mensagem que eu gostaria de deixar para os brasileiros que se mudaram para cá e estão tentando sobreviver a essa pandemia é que tenha fé, não perca nunca a esperança, não desista. Você já chegou até aqui, daqui para a frente é batalhar e com seu trabalho a recompensa sempre vem. Se cuide durante essa pandemia, use máscara, siga as regras de sanitização, mantenha o distanciamento social que se todos fizermos nossa parte, logo estaremos livres dessa pandemia e voltando ao normal”, finaliza.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *