Planeta Mulher

7 medos da mulher moderna

Neste 8 de março, escritora Michelle Poler elenca os desafios mais marcantes no universo feminino

7 medos da mulher moderna

A emancipação feminina permitiu que as mulheres conquistassem direitos e espaços nunca antes alcançados. Com isso, a imagem de que elas são poderosas e destemidas foi elevada à potência máxima. Esse quadro ganha mais dimensão conforme se aproxima o dia 8 de março. Mas há uma série de receios que assombram a vida da maioria delas.

Com bom-humor e linguagem acessível, a escritora e “enfrentadora de medos” Michelle Poler elenca os sete desafios mais marcantes da mulher moderna, que também estão presentes no livro E aí, medo?, lançado no Brasil pela editora Hábito. Coloque a sororidade em prática neste Dia Internacional das Mulheres com os conselhos de quem já explorou todo os tipos de desconhecido!

1) Dor: “Menina, você NUNCA vai poder ter filhos assim!”, qual mulher nunca escutou essa frase em uma situação de dor iminente? Seja no consultório médico, na manicure ou na depilação: isso não ajuda em nada. Crie desafios que vençam esse medo. Por exemplo: marque uma sessão de acupuntura ou experimente uma comida picante. E não dê ouvidos para quem quer diminuir a sua dor – ela é só sua!

2) Perigo: evite coisas que possam ser fatais – é claro – mas também aprenda a viver a vida em sua plenitude. Aqui a palavra é cautela. Michelle já flertou com coisas bem desafiadoras como segurar uma tarântula e uma cobra ao mesmo tempo e mergulhou com tubarões. Tudo isso com supervisão e em locais mega seguros!

3) Vergonha: esse medo está intimamente ligado à necessidade de se sentir incluída. Ele limita muito a capacidade de ser autêntica, mas também poda a individualidade. Quem mais sofre com esse temor são as perfeccionistas. Mas por que ser a MELHOR se você pode ser DIFERENTE?

4) Rejeição: ouvir um NÃO é uma das coisas mais difíceis que o ser humano pode enfrentar. É quase a mesma coisa que dizer VOCÊ não é boa o suficiente. Prejudica a autoestima e mina a autoconfiança – por isso é natural tentar evitá-la ao máximo. Para superá-la não tem outro jeito: aprenda a se expor e a lidar com as críticas.

5) Solidão: talvez seja o medo com maior consequência para as mulheres na contemporaneidade. Muitas preferem a companhia do boy lixo do que suportar o fato de ficar só. Claro que isso depende muito da personalidade de cada uma – passar um tempo na própria companhia pode ser maravilhoso.

6) Nojo: esse é o medo que mais faz sair da zona de conforto e a maioria das mulheres preferem evitar. Usar uma cabine sanitária ou comer algo exótico estão na lista de coisas nojentas temidas pelo público feminino. O sentimento de repulsa pode ser tanto físico como moral. Este último é mais difícil de lidar e pode de fato ser desconfortável, mas pense sempre no seu bem-estar físico e mental.

7) Controle ou a falta dele: levanta a mão quem também quer controlar tudo? Com certeza ninguém ergueu a mão! Porque os “loucos” por controle nunca levantariam a mão em público. Esse medo não nos permite viver no presente e, quanto mais se tenta controlar a vida, menos se é capaz de aproveitá-la. Se joga e aproveita o agora ao máximo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *