Planeta Mulher

Cycle Syncing: conheça os benefícios deste estilo de vida

Sincronizar a rotina com o ciclo menstrual tem mudado a vida de muitas mulheres ao redor do mundo

Cycle Syncing

Não é somente durante a TPM que os hormônios femininos têm a capacidade de impactar no comportamento das mulheres. Na verdade, o ciclo menstrual, que dura por volta de 28 dias, é dividido em quatro etapas, e cada uma delas é responsável por desencadear uma resposta diferente no organismo.

Por isso, conhecer a si e entender o que causa as reações do corpo é fundamental para lidar com fatores que vão além do nosso próprio esforço. Assim, você poderá aliviar tensões e adaptar tarefas como exercícios físicos, estudos e trabalho, para obter o melhor aproveitamento possível, sempre respeitando os seus limites.

A primeira fase do ciclo menstrual é a descamação do endométrio, ou, como costumamos chamar, a menstruação. Durante esse período, os níveis de progesterona e estrogênios ficam baixos e sintomas como cansaço, cólicas e indisposição física são comuns. Em momentos como esse, dê preferência para treinos mais leves e diminua a carga de exercícios. 

Na sequência, passamos pelo período pós-menstrual. Aqui, há um aumento na produção de estrogênio e na liberação de noradrenalina, então a disposição cresce. Aproveite essa fase para dar aquele gás que faltava nos projetos pessoais e realize exercícios que estimulem a força e a resistência, pois o corpo vai receber bem.  

A terceira fase é o período fértil, no qual há maior liberação de progesterona e aumento nos níveis de estrogênio. Por isso, é normal notar durante essa etapa uma queda na concentração e na força, mas, ainda assim, a energia será mantida, então continue com as atividades, mas diminua a intensidade. 

Por fim, temos o período lúteo, também conhecido como a fase da TPM. É nele que o organismo se prepara para recomeçar o ciclo, reduzindo os níveis de progesterona e causando irritabilidade, cansaço, dores, retenção de líquidos e prisão de ventre. Todos esses sintomas colaboram com a desmotivação e dificultam o bom funcionamento do corpo. Por isso, a prática de exercícios deve ser bastante moderada. 

Estar ciente das reações do ciclo menstrual no organismo facilita saber, por exemplo, qual é o momento ideal para tomar um bom vinho tinto sem afetar os hormônios, ou quais são os nutrientes que o corpo está precisando no momento, além de balancear expectativas de produtividade para evitar frustrações, seja nos exercícios físicos, trabalho, estudos ou lazer. 

O Cycle Syncing, a prática de sincronizar a rotina com o ciclo menstrual vem conquistando o interesse de um número cada vez maior de mulheres. No Tik Tok, por exemplo, a tag #ciclesyncing registra, atualmente, 5,6 milhões de visualizações. E até a seleção americana de futebol feminino baseia a programação de treinos de acordo com o período das jogadoras.

Pois é, acreditem. A simples decisão de conhecer o próprio corpo, entender o que ele precisa e, principalmente, aprender a respeitar suas limitações, tem o enorme potencial de melhorar significativamente a qualidade de vida das mulheres. Tente colocar em ação o Cycle Syncing na sua rotina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *