Gastronomia etc.

Restaurante Camarada Camarão chega na zona sul carioca

Acaba de chegar à zona sul do Rio de Janeiro mais uma unidade da rede de restaurantes Camarada Camarão

Restaurante Camarada Camarão

Seguindo na minha deliciosa missão de desvendar alguns lugares gostosos, em todos os sentidos, na minha Cidade Maravilhosa, para compartilhar aqui com você, na última quarta-feira (09) foi dia de conhecer uma novidade que acaba de estrear na cena gastronômica da zona sul carioca, mas veja lá, com sotaque pernambucano, carregado de muitos “oxes” e “massa” cada vez que chegava um petisco, prato ou drink na nossa mesa. 

A rede Camarada Camarão, que já tem duas unidades na Barra da Tijuca, no Rio Design Barra e NYCC, acabou de abrir seu terceiro restaurante no Rio, mas desta vez o local escolhido foi o shopping RioSul, o queridinho do carioca. 

Com um cardápio especializado em frutos do mar, atendimento despojado, preços competitivos, ambiente muito espaçoso, porém acolhedor, o Camarada aposta na retomada do setor que foi profundamente impactado. 

Eu já começo destacando o ambiente pra lá de aconchegante, apesar do impacto inicial, já que o local tem capacidade para atender, confortavelmente, 200 pessoas de forma segura e simultânea. A decoração é um primor só. Como costumamos dizer, o ambiente é “todo trabalhado” na madeira e em texturas que nos remetem ao nordeste, mas de forma muito sutil, muito delicada. O projeto de arquitetura e decoração do restaurante segue o padrão da rede e foi criado por Ricardo Campos, do escritório Santa Irreverência, de Niterói. E atenção, se você é do time que adora fazer fotos estilosas, logo na entrada tem um balancinho maroto e lindinho para já iniciar sua sessão de cliques. E prepare-se, na hora que os pratos chegarem, serão muitos (mas rapidinho, por favor, pra comida não esfriar).

Restaurante Camarada Camarão

O cardápio todo assinado pelo chef executivo do grupo, o francês François Schmitt, trás uma variedade muito grande de pratos, com direito a combinações inusitadas como o Maria Bonita, que conseguiu unir camarão e carne de sol de uma forma bem curiosa e saborosa. 

No menu do Camarada Camarão o estrelado crustáceo é encontrado em mais de 40 versões. Mas não ficam de fora das receitas outros insumos igualmente deliciosos. No cardápio, você irá encontrar peixes, carnes, frangos, massas, saladas, sobremesas. Além de uma carta diversificada de bebidas, com rótulos nacionais e internacionais.

Na minha dura missão de provar alguns pratos, iniciei os trabalhos com leves e crocantes Crostini de Camarão – Torradas de ervas finas (feitas na casa) cobertas com concassé de tomates e camarões grelhados temperados com molho pesto  e o Pastel crocância extrema – Mega crocantes, recheados com camarões e molho de catupiry e ervas. Mas aí apaixonada por gergelim como sou, rapidamente selecionei mais uma entradinha (que de “inha” não tinha nada), e de repente me vi diante de suculentos Camarões com gergelim que vieram acompanhados de molhos teriyaki, rosé e geleia de pimenta. Uma pausa para essa geléia de pimenta, tô aqui sentindo novamente o sabor dela só de lembrar… desculpe, é inevitável dividir com você, querido leitor, o tamanho do amor que fiquei com essa geléia. Das mais saborosas que já provei na vida. Agora sigamos!

Restaurante Camarada Camarão

Na sequência, sim, eu consegui guardar espaço para o prato principal, mesmo depois de toda aquela montanha de carnudos camarões, foi a vez de experimentar o inusitado Gratinado Maria Bonita – Refogados com charque, cebola-roxa, pimenta-biquinho, molho de nata fresca do sertão, gratinado com queijo coalho sobre arroz de jerimum. Finalizado com batata-palha caseira. Jesus!! Eu já não tinha mais condições de raciocinar a esta altura, só queria uma rede pra me jogar, juro. Mas aí, né? Tem o estômago extra, aquele que a gente leva na bolsa, enroladinho num lencinho, com carinho, pra usar na hora da sobremesa. Então, mantendo a compostura, lancei meu acessório para doces e fui me deleitando aos pouquinhos com a Cocada Pernambucana, uma delícia com coco fresco e assada no forno. Essa maravilha chegou à mesa quentinha e com uma generosa bola de sorvete de creme e calda de maracujá. 

Bem, como dica de outro farto prato, o Grelhado Camarada, uma seleção especial de frutos do mar feita para compartilhar com até 2 pessoas, vem com caudas de lagosta, camarões, peixe, mexilhões, lula, abacaxi e tomates grelhados com azeite e alho, servidos com azeite aromatizado. E se tiver mais gente, a boa é pedir o prato, que também pode ser servido em porção para até 5 pessoas, nesta versão acompanha risoto de limão-siciliano e alho poró.

Uma das coisas que preciso destacar é a fartura dos pratos. Acredite, é tudo muito bem servido e os preços são bem atrativos, o que acaba indo na contramão do que nós, cariocas, já estamos acostumados a ver na zona sul, que costuma praticar preços bem fora da realidade. No Camarada Camarão você não só come muito bem, como paga um valor justo no final da conta. Pode ser melhor? Pode. Pode por exemplo ter chope, drinks e whisky (exceto garrafas) pela metade do preço, além de petiscos com preços especiais no já famoso Happy Hour Camarada que acontece todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados, das 17h às 20h. Tá bom agora?  

A Rede Camarada Camarão tem previsão para abertura de mais um restaurante no Rio, em março do ano que vem, desta vez no Shopping Nova América. A expectativa é que em cinco anos, 20 novas unidades sejam inauguradas pelo Brasil. 

Segundo Sylvio Drummond, CEO do Grupo Drumattos, o Rio de Janeiro é estratégico tanto por conta do potencial de mercado quanto pelo lado afetivo, já que o empresário nasceu na capital fluminense. “Desde que começamos a investir em gastronomia, no final da década de 90, nossa segunda unidade do Camarão & Cia (marca que pertence ao grupo), depois do Recife, foi no Rio. Da mesma forma, quando criamos o Camarada, há 15 anos, este foi o primeiro estado escolhido para dar início à expansão da rede”, diz Sylvio. As unidades da Barra da Tijuca inauguraram em 2014, Rio Design, e 2016, no NYCC.  

“O carioca adora camarão. Os resultados aqui no estado provam isso, pois as lojas sempre estiveram no ranking das que mais vendem. Chegar na Zona Sul é especial pra gente. Vamos conquistar um novo público e difundir ainda mais a experiência Camarada. Além disso, o RioSul junta tradição e modernidade e é uma ótima vitrine para nossa marca”, complementa Sylvio.

Para o superintendente do RioSul Shopping Center, Marcio Werner, o Camarada Camarão chega para agregar ainda mais ao mix de operações de gastronomia. “É um restaurante amplamente reconhecido pelo seu sucesso e qualidade, representando uma importante negociação comercial. O propósito do RioSul é oferecer o melhor da moda e da gastronomia aos clientes, ressaltando a essência carioca, mas trazendo também os sabores e culturas de outros cantos do Brasil e do mundo. Receber a terceira unidade do Camarada Camarão no Rio certamente é um passo importante para isso”, diz Marcio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *