Gastronomia etc.

4 dicas para preparar o hambúrguer perfeito em casa

Preparo caseiro dá maior liberdade para criar um prato personalizado

dicas para preparar

O hambúrguer é um prato muito amado pelos brasileiros, marcando presença constante nas listas dos mais pedidos em aplicativos de delivery e restaurantes. Popularizado principalmente graças às redes de fast food, como McDonald’s e Burger King, ele tem ganhado características mais gourmetizadas nos últimos anos, com o crescimento das hamburguerias artesanais.

Segundo o Instituto de Gastronomia, o consumo de hambúrguer cresceu 575% no Brasil entre 1994 e 2014, um claro indicativo da crescente popularidade do prato. Ao longo dos anos, o básico “pão, carne e queijo” foi dividindo espaço com versões mais completas, incluindo bacon, diferentes tipos de queijo, cebola caramelizada e até versões vegetarianas e veganas, com a substituição de ingredientes de origem animal. Com tantas opções e graças à facilidade de acesso, é muito simples consumir o produto no dia a dia. 

Apesar de existirem muitas hamburguerias de qualidade e com diversos ingredientes diferentes, o lanche pode ficar ainda mais personalizado quando feito em casa em um processo que inclui a escolha das carnes para o hambúrguer, o tipo de pão e os complementos que darão sabor e textura para o resultado final. Assim, confira quatro dicas para preparar um bom hambúrguer em casa.

Escolha das carnes

Primeiramente, é preciso decidir o tamanho do hambúrguer, que pode ser mais fino – entre 90 g e 120 g – ou mais grosso – entre 150 g e 180 g. Dependendo do tamanho escolhido, é importante colocar mais ou menos gordura no preparo. Os hambúrgueres mais finos precisam de mais gordura, impedindo que eles fiquem secos rapidamente durante o contato com a panela quente. É possível preparar a carne na grelha, na frigideira antiaderente ou até mesmo na churrasqueira, para um sabor defumado.

Quem tem uma dieta restritiva e não come carne pode encontrar boas opções de hambúrguer de carne vegetal congelada. Além das opções industrializadas, é possível preparar o hambúrguer vegetal em casa, com receita baseada em feijão, lentilha e batata-doce, com resultado que não tenta imitar a textura ou o sabor da carne, mas, sim, dar novas características para o prato. Outra ideia são os empanados de queijo ou cogumelos, feitos em formato arredondado para substituir o hambúrguer.

Tipo de pão

Para que o hambúrguer seja saboreado com as mãos, é importante que o pão seja firme, porém macio. Uma dica importante para evitar que ele absorva os sucos do hambúrguer é dividir o pão ao meio e tostar cada metade, criando uma barreira que impede que o lanche desmanche. As opções mais populares são o pão brioche, o pão de hambúrguer americano, o pão australiano e o pão ciabatta.

Queijo perfeito

Usar um queijo de boa qualidade, independentemente do tipo, é importante para garantir que ele derreta, evitando aquela sensação de queijo “borrachudo” na hora de mastigar. Os queijos tradicionais normalmente usados no hambúrguer são o prato, o mussarela e o cheddar. Também é possível incluir outros queijos, como o gorgonzola, em formato de pasta, garantindo sabor e cremosidade. É importante tomar cuidado no uso de queijos com sabor muito forte, pois podem acabar mascarando o gosto dos outros elementos.

Aposte no sabor extra

Apesar do combo “pão, carne e queijo” fazer muito sucesso, o hambúrguer pode ficar ainda mais saboroso se incluir outros elementos. Um ótimo extra para acrescentar ao prato é a cebola caramelizada, normalmente preparada com cebola roxa, que dá um toque agridoce para o sanduíche e que combina bem com queijos de sabor mais forte. O bacon é outra opção muito amada, dando crocância e textura. Alface e tomate também podem ser acrescentados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *