Alimentos mais densos e gordurosos ajudam o corpo a reter a temperatura nos dias mais gelados
As baixas temperaturas da estação são um convite à reclusão. Aproveitar o conforto dentro de casa torna-se ainda melhor quando você tem boa companhia e alimentos gostosos, que são a cara do inverno, típicos da estação.
Até o isolamento social acaba sendo mais agradável dessa forma, não é mesmo? E que tal algumas ideias de delícias que são a cara do inverno e que podem ser preparadas ou aproveitadas no conforto do lar?
Fondue
Ele já se tornou queridinho dos brasileiros e há até restaurantes especializados na iguaria, que é originária da Suíça. Para quem deseja reproduzir em casa, há desde receitas na internet, que podem ser preparadas do zero, até delivery e opções prontas, que podem ser compradas no supermercado. Algumas sugestões são:
- Carne: consiste em diferentes cortes que são fritos em uma chapa quente, acompanhados de molhos variados, pedacinhos de pão, picles e outros petiscos à vontade do consumidor.
- Queijo: é uma combinação de diferentes tipos de queijo, creme de leite e vinho branco seco, além de especiarias, como noz-moscada, a gosto. Para acompanhar, biscoitos salgados, pedaços de pão ou torrada, picles, legumes, como batata bolinha, brócolis, couve-flor, palitos de cenoura, etc. e outros petiscos.
- Chocolate: clássico, combina as versões ao leite e meio amargo com creme de leite e alguma bebida, como conhaque. Para banhar na delícia, frutas variadas são bem-vindas, como morango, manga, kiwi, abacaxi, tangerina, maçã, banana, pera e outras, além de biscoitos doces, marshmallow e pedaços de bolo mais seco, como brownie ou fubá.
Dependendo do restaurante e da região, ainda é possível encontrar outras versões da sobremesa, como doce de leite.
Raclette
De origem francesa, este prato consiste no queijo raclette derretido e servido com batata bolinha cozida, picles, torradas e embutidos. Uma variação da fondue salgada que tem receita mais simples de ser feita.
Feijoada
Muito tradicional no Brasil, esta refeição é pesada e combina perfeitamente com os dias de inverno. A feijoada completa é acompanhada ainda de laranja, couve refogada, mandioca frita, farofa e arroz branco. Nos dias mais gelados, um gole de cachaça e uma caipirinha podem acompanhar o prato, ajudando a abrir o apetite e a aquecer.
Sopas e caldos
Quem gosta de inverno sabe que esse é o prato mais indicado para a estação. Afinal, sopas e caldos costumam ser servidos bem quentes e ajudam a esquentar o corpo e o espírito.
Na capital paulista, há padarias que servem buffet de sopas variadas, acompanhadas por pães, torradas e biscoitos, além do renomado e tradicional festival da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP), conhecido pela sopa de cebola gratinada.
Chocolate quente
Pode ser cremoso ou mais líquido. A verdade é que dificilmente há quem resista a essa delícia típica dos dias mais geladinhos. Para enriquecer a receita, pode-se colocar um pedaço de chocolate para derreter lentamente na bebida ou um marshmallow. Experimente e surpreenda-se!
Vinho
Ele agrega charme a qualquer refeição. Doce, seco, espumante, tinto, verde, rosé ou branco, não importa: o vinho é sempre bem-vindo e também a cara do inverno, ajudando a criar um ar intimista ao momento.
Para refeições mais pesadas, como as carnes vermelhas e pratos mais gordurosos, o tinto é a pedida. Já para os pratos mais leves, aposte no verde ou no branco, segundo os especialistas. Seja qual for a ocasião ou o menu, o importante é sacar a rolha daquele que mais gostar e curtir cada gole na companhia de quem importa. Tim-tim!