Gastronomia etc.

Cinco receitas práticas e saborosas para preparar nos dias frios

Na época do inverno e das festas juninas, vários são os pratos que fazem sucesso entre os brasileiros.

dias frios

Com a chegada do inverno no mês de junho, todo mundo quer arrumar uma forma de aquecer o corpo e espantar o frio. Para isso, você pode tirar da geladeira aqueles ingredientes necessários para preparar algumas receitas de forma prática e fácil, sem ter muito trabalho e garantindo um prato delicioso.

Abaixo, conheça algumas receitas que certamente ajudarão você e seus familiares a espantar o frio do corpo.

Fondue de brigadeiro

Que tal não só espantar o frio, como também adocicar o seu paladar? A receita de fondue de brigadeiro é o que você está procurando. Para fazê-la, passe uma colher de sopa cheia de margarina em uma panela funda. 

Depois, misture cerca de 250 g de chocolate em pó (50% de cacau) com 250 ml de creme de leite e 1 lata de leite condensado. Coloque em fogo baixo e mexa com uma colher de pau até criar cremosidade, mas sem deixar engrossar demais. 

Feito esse processo, misture esse brigadeiro com 2 colheres de sopa de licor frangelico e 2 xícaras de creme de leite. Leve ao fogo e sirva aos demais enquanto ainda estiver quente. Use rodelas grandes de banana, uvas verdes ou morangos para deixar ainda mais saboroso.

Canjica

A canjica é um dos quitutes mais queridos pelos amantes das festas juninas e também uma delícia nos dias frios. Para prepará-la, deixe cerca de 200 g de canjica de molho em água fria, por um período de 2 horas. Depois, dispense o líquido e coloque a canjica ao fogo na panela de pressão de 2,5 L com água fria. Reduza o fogo após a fervura.

Após uma hora de cozimento, retire a canjica do fogo e permita que a panela tenha toda sua pressão retirada. Acrescente leite condensado e leite em pó, pondo a mistura para ferver por mais cinco minutos, mexendo ocasionalmente até ficar bem cremosa. Por fim, coloque-a em uma tigela funda e sirva a comida polvilhada de canela.

Quentão

O próprio nome já sugere que o quentão é capaz de aquecer nos dias frios. A preparação se inicia colocando uma colher de sopa de gengibre ralado, uma casca de laranja, outra de limão, uma xícara e meia de chá de açúcar, cinco cravos-da-índia e duas ramas de canela em uma caçarola de tamanho médio.

Em fogo médio, deixe o açúcar cozinhar junto à mistura até que ele derreta completamente, formando um caramelo dourado. Tire a panela do fogo e coloque água, aos poucos. Mexa delicadamente a mistura e recoloque a panela no fogo médio, misturando três xícaras de chás de cachaça.

Quando a solução ferver, abaixe o fogo e cozinhe por mais 25 minutos. Apague o fogão e sirva-se direto da caçarola, por meio de uma concha.

Caldo de feijão

Sopas e caldos costumam fazer sucesso durante o inverno. O caldo de feijão é um dos pratos mais queridos dos brasileiros nesse período. Para prepará-lo, separe um quilo de feijão cozido, uma cebola média picada, quatro colheres de sopa de bacon picado, uma colher de chá de sal e dois dentes de alho amassados.

Frite o bacon. Depois, adicione alho e cebola, antes de fritar mais um pouco. Após todos estarem fritos, acrescente o feijão já cozido e deixe cozinhar mais um pouco. Reserve, bata tudo no liquidificador e acrescente sal. Sirva as demais pessoas com pedacinhos de bacon e saboreie.

Sopa eslava

O povo eslavo enfrenta frios mais severos que o do Brasil. Então, a sopa típica do país é uma boa dica para quem quer espantar a temperatura baixa por aqui. Para preparar o prato, em uma panela média, refogue 2 dentes de alho picados e 1 cebola picada, junto a 4 colheres de sopa de óleo de soja. Acrescente 500 g de alcatra em tiras e a refogue.

Flambe a mistura com 50 ml de conhaque. Tempere a carne com sal e pimenta-do-reino. Acrescente 2 colheres de sopa de ketchup, 2 colheres de sopa de mostarda, 4 colheres de sopa de molho inglês e 250 g de molho de tomate. Mexa tudo e cozinhe por 2 minutos, desligando o fogo em seguida.

Descasque dois quilos de batata e cozinhe-as na panela de pressão em água salgada até que fiquem macias. Pegue as batatas com um pouco da água de cozimento e bata-as no liquidificador, até se transformarem em um creme bem liso. 

Coloque o creme na panela com a carne refogada e mexa bem. Acrescente 250 g de creme de leite, tempere com sal e pimenta-do-reino e acrescente o cheiro verde picado, se desejar. Pronto, agora é só servir e deixar bem quentinhos os dias frios.

2 Comentários

  1. Pingback: Embarque na Viagem

  2. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *