Esporte & Aventura

O que é Treino de Equilíbrio e o Treino Proprioceptivo

Já sabemos que pessoas ativas apresentam condições de saúde melhores do que as que não praticam exercícios físicos. A prática de atividades físicas regular influencia diretamente na qualidade do sono, desempenho escolar e prevenção de doenças, por exemplo. 

Mas, ainda é muito comum que alunos iniciantes em academia mostrem dificuldade ao realizar exercícios, principalmente quando se trata de postura e equilíbrio. Para isso, existem métodos que ajudam a melhorar o equilíbrio por meio de um treino chamado treino proprioceptivo.

treino

Saiba mais quais o que é a propriocepção, quais são seus efeitos e acessórios utilizados durante o treino.

O que é?

A propriocepção, também conhecida como cinestesia, é a percepção do posicionamento do corpo no espaço para manter o equilíbrio. Isso acontece devido aos proprioceptores, que estão localizados nos músculos, tendões e articulações. 

Sua função é enviar informações ao sistema nervoso a fim de manter a postura correta e padrões de movimento. Entretanto, quando esse sistema não está devidamente estimulado, há a possibilidade de aumentar os riscos de queda e acidente.

Na maioria das vezes, os treinos proprioceptivos ou de equilíbrio, com bosu ball e disco de equilíbrio, por exemplo,  são recomendados para idosos que possuem esse sistema debilitado e  para atletas que sofreram lesões. Mas, além dessas vantagens, existem diversos benefícios para começar a praticar o treino proprioceptivo.

Benefícios

O treino de propriocepção não consiste apenas na melhora do equilíbrio, desenvolvimento dos exercícios e coordenação. Evitar a piora de lesões, como distensão muscular também está na lista de pontos positivos dessa prática! 

Dessa forma, seu corpo responderá mais rapidamente aos estímulos, além de promover o fortalecimento muscular, das articulações e dos tendões. 

Acessórios

Existem exercícios de equilíbrio que não exigem equipamentos, como a prancha, agachamento e stiff. Mas, com o uso de certos acessórios haverá maior instabilidade, estimulando assim a propriocepção. 

Bosu ball

A bola bosu é basicamente uma fitball ou bola suíça cortada ao meio. Um de seus lados possui uma superfície plana, permitindo que o aluno tenha mais estabilidade durante o exercício. Mas, é possível utilizar o lado redondo no treino.

Disco de equilíbrio

Além de apresentar resultados positivos no equilíbrio, postura e fortalecimento dos músculos, o disco de propriocepção é geralmente utilizado na reabilitação do joelho, quadril e tornozelo. 

Seu formato parece com uma esfera achatada e é mais próximo ao solo do que os demais equipamentos.

Fita de suspensão

Já com a fita de suspensão, é possível realizar diversos exercícios com diferentes intensidades. Ela auxilia na definição do corpo e possui múltiplas funções. Para os treinos de equilíbrio, esse acessório apresenta maior eficiência, principalmente em exercícios unilaterais.

1 Comentário

  1. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *