Dicas & Destinos

Giardino di Ninfa, um jardim medieval pra chamar de seu

A Itália é um dos destinos mais incríveis do mundo, imperdível, especialmente para quem ama cultura, arte, arquitetura e história. Ou seja, é praticamente um ventre materno para mim, apaixonada que sou por tudo que citei. 

Giardino di Ninfa

Hoje, vou falar um pouco sobre um dos jardins mais bonitos e românticos do mundo e não sou só eu que acho não, o Jardim de Ninfa (Giardino di Ninfa), construído sobre as ruínas da cidade medieval de Ninfa, foi assim classificado pelo New York Times 

Declarado monumento natural pela Região do Lácio (Lazio), o jardim, recebeu esta qualificação devido ao perfeito equilíbrio ambiental, só pode ser visitado em determinados dias do ano, portanto vale a pena visitar a beleza deste lugar. 

História

O nome Ninfa deriva de um templo da era romana, dedicado à Ninfa Naiad, divindade das águas doces, que ainda está localizada no jardim. 

A cidade de Ninfa foi destruída no século XIV; desde o século XVI, vários membros da família Caetani presentes no território Pontino e Lepino por muitos séculos, decidiram criar um jardim com variedades botânicas preciosas, piscinas de água e fontes. No entanto, foi apenas no século XIX que Ada Bootle Wilbraham, esposa de Onoraro Caetani, e seus filhos construíram um jardim anglo-saxão, drenando os pântanos, plantando ciprestes, carvalhos, faias e restaurando algumas ruínas, incluindo o palácio baronial.

O cuidado com o jardim foi continuado pelos descendentes da família Caetani, até o último herdeiro, Lelia, que adicionou várias espécies botânicas e criou a Fundação Roffredo Caetani, que ainda lida com a proteção do Giardino di Ninfa e do castelo de Sermoneta. 

Flora

Existem 1300 espécies botânicas nos oito acres de paisagem. 

Você pode admirar dezenove variedades de magnólia , bétula, íris d´ água e vários bordos japoneses. As cerejeiras ornamentais que florescem na primavera, as macieiras e a tulipa também são espetaculares. 

Existem muitas variedades de rosas que sobem em árvores, ruínas ao longo do rio e riachos, tornando este um lugar particularmente romântico. 

Também podem ser admiradas árvores tropicais como abacateiros, a “gunnera manicata” da América do Sul e as bananeiras.

Giardino di Ninfa

O Rio e o Oásis 

O rio Ninfa nasce perto da cidade e flui por 30 km em direção à planície de Pontina, formando o lago homônimo cujas águas abrigam uma espécie de truta, importada da África há milhares de anos pelos romanos. 

Um oásis de 1.800 acres foi criado em torno do núcleo de Ninfa em 1976, a fim de proteger a fauna local, que inclui 152 espécies de aves, incluindo algumas de rapina, como o Falcão Peregrino e várias espécies de aves pernaltas, como a garça. 

Informações úteis:

  • É aberto ao público apenas alguns períodos do ano, geralmente entre abril e a primeira semana de novembro, por isso é aconselhável consultar o site para se planejar;
  • Nos dias abertos ao público, não há reservas; 
  • Os ingressos podem ser adquiridos no local e incluem o guia. Custo: € 10,00, grátis para crianças menores de 11 anos; 
  • A entrada é regida exclusivamente por visitas guiadas (garantidas mesmo em caso de chuva), sem reserva, saindo a cada dez minutos e com duração de uma hora; 
  • Não é possível almoçar ou fazer um piquenique dentro dos jardins, mas existem bares e fazendas turísticas; 
  • O jardim pode ser visitado por cadeirantes e carrinhos, prestando atenção a raízes salientes ou outras obstruções; 
  • Cães pequenos (menos de 5 kg) são permitidos.

O Giardino di Ninfa está situado na província de Latina, a cerca de 80 quilômetros de Roma e é uma visita imperdível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *