Dicas & Destinos

Bondes de San Francisco: Uma Viagem no Tempo pelas Colinas Ícones

Descubra a Magia dos Bondes de San Francisco, enquanto sobem e descem as colinas íngremes da cidade

Bondes de San Francisco
viagem para San Francisco

Os bondes de San Francisco não são apenas meios de transporte; eles são uma janela para o passado e uma experiência que transcende gerações. Enquanto sobem e descem as colinas íngremes da cidade, esses veículos icônicos nos transportam para uma época em que a inovação e a nostalgia se encontram.

A espera pelo bonde nas curvas sinuosas de Powell ou nas movimentadas esquinas de California e Market Streets é uma necessidade real. Ao embarcar, você pode escolher entre um assento confortável ou segurar as alças enquanto o bonde desliza pelas ruas. Os gripmen habilidosos manuseiam as alças, movendo os carros com destreza. E o som característico da campainha ecoa pelas ruas, alertando o tráfego e evocando memórias de tempos passados.

Os bondes de San Francisco são os últimos operados manualmente no mundo, com carros puxados por cabos embutidos nas ruas. Nomeados como marco histórico nacional em 1964, esses bondes remodelados e equipados operam da mesma forma que em 2 de agosto de 1873, quando Andrew S. Hallidie guiou o primeiro carro pela Clay Street. Das 7h às 22h30, de segunda a domingo, eles continuam a encantar moradores e visitantes.

Além de sua história, os bondes também têm um lugar especial no cinema. Filmes como A Rocha (1996), Memórias de um Homem Invisível (1992), Jogo Sujo (1978), No Caminho do Dano (1965) e Os Pássaros (1963) apresentam esses ícones sobre trilhos.

Antigamente, as linhas de bonde cruzavam toda a cidade. Hoje, restam apenas três rotas que levam você aos bairros mais populares de San Francisco:

  • California Line: Partindo das ruas California e Market.
  • Powell-Mason: Inicia na saída do teleférico Powell Street, na Market Street, próximo à Union Square.
  • Powell-Hyde: Também parte do ponto de retorno do teleférico da Powell Street.

Os bairros visitados incluem a Praia Norte, a Doca dos Pescadores, a Praça da União, a Colina de Nob, Chinatown e o Embarcadero.

  1. Adquira um Ingresso: Os visitantes devem comprar um ingresso para embarcar nos bondes. Uma única viagem custa US$ 8, independentemente da idade ou horário.
  2. Paradas Designadas: Existem paradas específicas ao longo de cada rota. Fique na fila e aguarde o bonde parar completamente.
  3. Atenção e Cortesia: Esteja atento ao seu entorno ao sair do meio-fio; os bondes compartilham a estrada com carros e ônibus. Siga as instruções do operador sobre onde sentar ou permanecer em pé.
  4. Pagamento Após o Embarque: O pagamento será cobrado após o embarque.

Para mergulhar ainda mais na história dos teleféricos, visite o Museu do Bonde de San Francisco (1201 Mason St.). Essa atração divertida está aberta todos os dias do ano, exceto no Dia de Ação de Graças, Natal e Ano Novo, e é sempre gratuita. Lá, você pode até ver os enormes mecanismos que mantêm o sistema funcionando.

  • 9,7 Milhões de Passageiros Anualmente: Uma multidão diversificada de 9,7 milhões de pessoas embarca nos bondes anualmente.
  • Arte e Habilidade: Construir um teleférico é uma arte exigente, envolvendo vários artesãos e levando de 18 a 24 meses.
  • Diferença entre Bondes e Teleféricos: Os bondes são distintos dos teleféricos, com suas próprias características e charme.
  • Inclusão e Competição: A Segunda Guerra Mundial abriu oportunidades de emprego nos bondes para afro-americanos e mulheres. Além disso, a Muni realiza uma competição anual de toque de bonde.

Embarque nessa jornada nostálgica e descubra a cidade pelos trilhos dos bondes! 🚋🎥✨

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *