Dicas & Destinos

5 destinos para uma imersão pela natureza do Brasil

O Brasil é um país com uma riqueza natural incomparável. De florestas tropicais a desertos, de cachoeiras a praias, o país oferece uma diversidade de paisagens e experiências que podem deixar qualquer visitante de queixo caído ao se jogar pela natureza do Brasil.

natureza do Brasil
5 destinos para uma imersão pela natureza do Brasil

Se você está procurando uma viagem inesquecível, não deixe de incluir um desses destinos pela natureza do Brasil, que o pessoal da Teresa Perez separou, no seu roteiro:

Imagine-se navegando por um rio de águas escuras, com a vegetação exuberante ao redor. De repente, você vê algo se movendo na margem. É uma onça-pintada!

O Pantanal é o maior bioma do Brasil e abriga uma biodiversidade única. É o lar de uma grande variedade de animais, incluindo onças-pintadas, jacarés, capivaras, tucanos e até sucuris.

Inspirados nas experiências bem-sucedidas da África, passeios no Pantanal proporcionam a emoção de ver ao vivo alguns dos animais mais icônicos da fauna brasileira. A onça-pintada talvez seja o mais famoso e esperado entre todos eles, mas uma viagem ao imenso Pantanal tem muito a oferecer quando o assunto é a contemplação da natureza.

No ano passado, a revista Time, listou o lugar como um dos melhores destinos do mundo para visitar em 2023, além de ter se consagrado também por implementar safáris fotográficos com a mesma excelência que se encontra na África.

Entre as saídas de safári, outra grande experiência do Pantanal é mergulhar na cultura rural fascinante e na natureza pantaneira: cavalgar pelas estradas da fazenda ou remar nos alagados de águas escuras, se encantar com o brilho dos olhos dos jacarés nas focagens noturnas ou com a amplitude das asas dos tuiuiús em voo, provar o churrasco pantaneiro e curtir o som das modas de viola locais. E, depois de se deslumbrar com o céu super estrelado, dormir cedo para estar com energia de sobra, na manhã seguinte, para curtir de novo os surpreendentes safáris do Brasil.

A melhor época para visitar o Pantanal é durante a seca, de julho a outubro. É justamente quando a água do rio baixa e fica mais fácil ver os animais.

A Chapada dos Veadeiros, no nordeste de Goiás, é uma das formações rochosas mais antigas do mundo – uma respeitosa senhora de 1,8 bilhão de anos –, e tem uma das tirolesas mais longas do país (daquelas que a gente vê a natureza passar, literalmente, sob os pés, ao longo de quase 1 quilômetro). É o paraíso para os aventureiros.

Antiga rota de garimpos de cristais, Veadeiros é feita para caminhar (e por onde se ande, não faltarão cachoeiras, cânions e chapadões de formações únicas), como a Trilha Carrossel, uma caminhada de 4,5 quilômetros com mirantes de madeira sobre o cânion ao longo do Rio Preto, o mesmo que alimenta os obrigatórios Saltos I e II. 

Entre os clássicos, não deixe de incluir no roteiro Almécegas I e II, uma sequência de cachoeiras que deságuam na boca de um cânion, formando piscinas naturais de fácil acesso. Dali, os mais intrépidos partem para a bela tirolesa Voo do Gavião, um sobrevoo de pouco menos de um minuto e meio sobre cenários belíssimos. A cerca de 90 quilômetros, Cavalcante é a versão histórica de Veadeiros, em uma região que une cachoeiras e a história dessa antiga comunidade quilombola. com destaque para Santa Bárbara, queda d’água de 28 metros em um poço de águas, exageradamente azuis.

A melhor época para visitar é entre abril e setembro.

Os Lençóis Maranhenses são um dos lugares mais únicos do Brasil. Com suas dunas de areia branca e lagoas azuis, a região é um verdadeiro paraíso. Dá até vontade de parar na primeira piscina que surge como miragem às margens do Rio Preguiças e passar o resto da viagem por ali mesmo. Mas no maior campo de dunas do país, onde o Brasil assume sua versão 4×4, a experiência vai além de banhos preguiçosos em águas cristalinas de lagoas interdunares.

Formação única no mundo e com 90 mil hectares de dunas e piscinas naturais, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é conhecido por seus circuitos turísticos pelo que há de mais famoso por ali: águas cristalinas rodeadas por areias claras e finas.

As comunidades tradicionais, que historicamente habitam esse território muito antes da criação do parque, costumam recepcionar os visitantes com uma gastronomia cheia de personalidade após os passeios pelos campos, dunas e lagoas.

As portas de entrada do Parque são as cidades de Barreirinhas, Atins e Santo Amaro. Das três, Santo Amaro é a mais próxima e por onde se chega com mais facilidade às dunas mais altas e às lagoas menos movimentadas da região, como a do Murici, da Betânia e da Gaivota.

Entre as principais experiências que podem ser vividas por lá, os passeios de 4×4, os piqueniques às margens das lagoas azuis e os passeios a cavalo estão entre os mais significativos. Se você gosta de aventura, a região também é excelente para prática de esportes como kitesurf e windsurf.

A melhor época para passear pela região é entre maio e outubro.

natureza do Brasil
5 destinos para uma imersão pela natureza do Brasil

O majestoso conjunto de cataratas que conta com mais de duzentas quedas d’água é uma das maiores belezas naturais de nosso país e tem atraído cada vez mais visitantes, de diferentes partes do mundo. Para acessar o Parque você pode optar tanto pelo lado brasileiro, entrando pela cidade de Foz do Iguaçú, quanto pelo lado argentino, pela cidade de Puerto Iguazú.

Ambos os lados vão te apresentar uma visão deslumbrante. O lado brasileiro coloca os visitantes frente a frente com as quedas d’água, com uma visão panorâmica e a possibilidade de contemplar a magnitude e o volume de água que as cachoeiras derramam a cada segundo. Já o lado argentino te colocará logo acima de uma das mais altas quedas, trazendo uma visão lindíssima e diferente de qualquer outra experiência de cachoeira que você já tenha visto.

A melhor época pra aproveitar as Cataratas do Iguaçú é entre abril e maio.

É tanta chapada para ver que Diamantina, na região serrana no centro da Bahia, é daqueles destinos que não cabem em uma mesma viagem. Só no Parque Nacional da Chapada Diamantina são mais de 30 cachoeiras (das mais potentes às mais discretas), 16 sítios históricos e mais de 280 quilômetros de trilhas.

Mas muito além do Morro do Pai Inácio e da Lagoa Azul, só para citar alguns dos cenários mais populares do destino, existe uma chapada sem pressa que vai se mostrando aos poucos, em trilhas que costumam começar em áreas urbanas de pequenas cidades de passado garimpeiro. Considerada uma das mais bonitas do Brasil e o roteiro turístico mais antigo da chapada baiana, a travessia do Vale do Pati é um trekking de 70 quilômetros, geralmente, percorrido em cinco dias. A caminhada acontece entre os municípios de Andaraí e Mucugê, na região central do parque nacional, e vai de trechos mais leves, em terreno plano, a áreas de subidas exigentes.

Ao longo do dia, ícones naturais passam diante dos olhos, como o Vale do Capão, conhecido pela Fumaça, uma das maiores cachoeiras do Brasil. Ideal para viagens durante todo o ano, a região tem Lençóis (Chapada Norte) e Vitória da Conquista (Chapada Sul) como principais acessos.

natureza do Brasil

  • Pesquise sobre o destino antes de viajar. Saiba o que esperar em termos de clima, atrações e atividades.
  • Reserve sua hospedagem com antecedência. Especialmente se você estiver viajando durante a alta temporada.
  • Leve roupas e calçados confortáveis, pois você provavelmente fará muitas caminhadas.
  • Não se esqueça de levar protetor solar, repelente e um chapéu.
  • Respeite o meio ambiente e não deixe rastro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *