Esporte & Aventura

Raquete, bolinha amarela e rede: isso te lembra tênis, mas é Padel

Mesmo sendo desconhecida por grande parte dos brasileiros, o Padel, ao contrário do que muitos pensam, não é uma modalidade nova. Em meados do século XX, marinheiros ingleses, que já eram adeptos do Real Tenis, fizeram nova adaptação do esporte para o espaço do interior dos navios, já que não havia possibilidade de, em alto mar, praticar qualquer esporte ao ar livre.

A história do padel no mundo começou  em 1890, como uma adaptação do tênis, o esporte era chamado de “tênis de alto mar”.  O jogo era praticado a bordo de navios ingleses cujas viagens duravam dias. Há uma versão que diz que os passageiros improvisavam uma quadra a bordo, protegida por telas, para praticar tênis. Outra versão conta que os marinheiros, nas horas ociosas, improvisavam os porões para jogar. Usavam remos para lançar bolas uns aos outros, com auxílio das paredes.

Em 1924 houve a migração do jogo para terra firme, com a improvisação de quadras nos parques municipais de Nova Iorque. Foi então chamado de paddle tennis pois era utilizada uma paleta de cabo curto ao invés dos remos ou das raquetes. Foi por volta de 1928 que o esporte, já popular, passou a ser jogado em duplas.

Padel

Para jogar Padel, tudo que você precisa é de raquetes específicas e bolas de tênis. O material – da maioria das “palas” – é feito de fibra de carbono, mas também existem as feitas de fibra de vidro.

A quadra do esporte é peculiar, envolta por grades e paredes ou vidros. Em quadras rápidas, de piso duro, existe a presença das paredes. Já nas quadras de carpete, que hoje em dia atendem às necessidades do circuito profissional, o material que envolve a quadra é o vidro, como no Squash.

O aspecto que mais dificulta o entendimento é a regra do jogo. Assim como o tênis, o sacador tem direito a dois serviços, e deve-se jogar na área de saque diagonal, considerando que bola não pode passar da altura da cintura ao efetuar-se o golpe. Após quicar na área de serviço, o serviço só será considerado “fora” se a bola acertar a grade lateral e não a parede.

Padel

Durante o jogo, pode-se utilizar a parede como ajuda para devolver a bola ao campo adversário, desde que a mesma não tenha entrado duas vezes em contato com o chão, nem toque em sua própria quadra após bater na parede. Ou seja, se a bola quicar e bater na parede, você ainda poderá retorná-la ao campo adversário.

A pontuação segue como a do tênis. Ganhar o ponto no Padel significa que o adversário jogou a bola na rede ou diretamente na parede dos oponentes, ou que deixou a bola tocar no chão duas vezes antes de efetuar o golpe. A contagem é igual à do tênis, tanto em games quando em sets.

Portugal, México, Espanha, Paris, Argentina entre outros paises, recebem o World Padel Tour (torneios)

O Brasil têm visto o crescimento do esporte e a necessidade de expandir os espaços de treinamento. Cada vez mais, o Padel ganha seu espaço, e é vista a necessidade de falar sobre este incrível esporte. Confira onde jogar Padel no Brasil em cobrapa.com.br/onde-jogar.

A primeira quadra oficial foi construída em 1969 por um mexicano, Enrique Corcuera, num hotel em Acapulco. Foi ele quem definiu as dimensões de quadra e o regulamento do jogo. Quatro anos depois, em 1974, um amigo espanhol interessou-se muito pelo novo esporte e, ao retornar para a Espanha, após aperfeiçoar alguns detalhes da quadra e das regras do jogo, construiu duas quadras. O padel caiu no gosto dos espanhóis e, em pouco tempo, atraiu figuras destacadas do mundo do tênis, como a de Manolo Santana, que começou a organizar torneios e a divulgar o padel por todo o país.

Nos anos 80 o padel chegou à Argentina. Sua popularidade foi tanta que chegou a ser o segundo esporte mais praticado, depois do futebol.

Em 1992 foi fundada a Federação Gaúcha de Pádel, a primeira do país. A difusão do esporte por outros estados do Sul e do Sudeste brasileiro foi tão expressiva que, em 1994, surgiu a Confederação Brasileira de Padel (COBRAPA), criada pela Federação Gaúcha de Padel, Federação de Paddle do Rio de Janeiro e Federação Paulista de Paddle. A COBRAPA é a entidade responsável por organizar as principais competições no país.

Padel

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *