Ontem, no dia 22 de abril foi celebrado o descobrimento do Brasil. Para comemorar esta data tão importante para a história, o Centro de Portugal apresenta um roteiro por Belmonte, uma encantadora Aldeia Histórica de Portugal que se sobressai pela beleza histórica, preservação da atmosfera medieval e por ser a terra onde nasceu Pedro Álvares Cabral, navegador português que ganhou o título de descobridor do Brasil, em 1500.
Belmonte é um patrimônio monumental e cultural da humanidade, que reúne história e arquitetura medieval, herança judaica e paisagens encantadoras. A Aldeia Histórica localiza-se no concelho de Belmonte, distrito de Castelo Branco, ao pé da Serra da Estrela. Seu nome parece derivar do latim “Belli-monte” que significa “montes de guerra”, aludindo possivelmente aos confrontos bélicos da época da ocupação romana.
Confira abaixo alguns lugares imperdíveis para conhecer em Belmonte:
Castelo de Belmonte
Seu lugar de destaque no topo do destino confere ao Castelo de Belmonte um charme e imponência todo especial. Este monumento sofreu diversas alterações arquitetônicas, além de ter tido várias funcionalidades ao longo dos tempos.
Igreja de São Tiago
Esta igreja e a Capela dos Cabrais localizam-se junto ao Castelo e formam um conjunto classificado como Monumento Nacional. Sua peculiaridade se apresenta nos traços românicos e góticos, além de elementos arquitetônicos do período manuelino que foram acrescentados posteriormente: um verdadeiro mosaico arquitetônico.
Museu do Descobrimento
Instalado no Solar dos Cabrais, o Museu dos Descobrimentos tem como objetivo apresentar o feito histórico de Pedro Álvares Cabral: a possível descoberta do Brasil. É uma visita em que o turista irá voltar 500 anos de história num percurso dinâmico e repleto de recursos visuais. Um passeio imperdível para as crianças.
Torre de S. Cornélio
Este enigmático monumento da época do apogeu do império romano tem alimentado a imaginação de arqueólogos e historiadores ao longo dos anos. Isso porque não se sabe ao certo qual terá sido a sua real funcionalidade. Para uns, terá sido um templo, para outros, um acampamento militar ou uma prisão, mas o que realmente importa é que este espaço é um exemplar único de arquitetura romana.
Museu Judaico de Belmonte
Belmonte possui uma forte presença judaica e destaca-se por ter sido um território de permanência da cultura e da tradição hebraicas desde o início do século 16 até aos dias de hoje.
O Museu Judaico de Belmonte é o primeiro museu judaico de Portugal. Este espaço retrata a história dos judeus no país, a sua integração na sociedade portuguesa e a sua valiosa contribuição cultural na arte, literatura e comércio.
Fotos: Naira Amorelli