Esporte & Aventura

World Gay Games: um evento que promove inclusão e respeito à diversidade

De 4 a 12 de agosto, a cidade de Paris, na França, será a próxima sede dos World Gay Games, um evento esportivo international, com o apoio dos comitês olímpicos e as federações esportivas, nacionais e internacionais. Disputados desde 1982, os Gay Games devem reunir cerca de 15 mil atletas de 70 países para a disputa de 36 modalidades.

Mesmo sendo chamado de Gay Games, o evento não é direcionado somente ao público Gay. Todos podem participar, independentemente da idade, condição física, religião, nacionalidade e, portanto, orientação sexual. As modalidades se aproximam muito com os Jogos Olímpicos. Algumas são iguais, como vôlei de praia, natação, tênis, basquete, atletismo etc. Mas também há esportes não tradicionais, como dança urbana, fanfarra e coral.

O sistema de disputa dos jogos não funciona por meio de classificatórias, e sim de inscrições. Também não há limites para os países. Neste ano, a Espírito Brasil, vai organizar a participação nacional na competição. O objetivo da Delegação Espírito Brasil é formar uma delegação brasileira representativa no mundial e agregar os diversos grupos que sofrem exclusão social: comunidades LGBT, negros, deficientes, mulheres, para formar uma linda e diversificada delegação de cerca 100 atletas e artistas brasileiro/as.

Pela primeira vez na história, o Brasil terá um time de futebol de 7 representando o país nos World Gay Games. Trata-se do Bees Cats, equipe que surgiu no ano passado no Rio de Janeiro durante a primeira edição do Champions Ligay, campeonato de futebol criado para quebrar preconceitos e mostrar que não há distinção para a prática do esporte mais popular do Brasil.

Bees Cats, time brasileiro de futebol formado por homossexuais

Além dos Bees Cats, a delegação brasileira ainda terá o Angels, time de vôlei, os Tamanduás Bandeira, para o rúgbi, e o Envolley-vous, de vôlei sentado, além de outros atletas que demonstraram interesse. A Espírito Brasil ainda trabalha para montar uma equipe de mulheres de mais de cinquenta anos e para encontrar interessados em modalidades paralímpicas. A Espírito Brasil trabalha por minorias de maneira geral. A proposta da entidade se resume em duas palavras: diversidade e inclusão, tendo como objetivo trabalhar por grupos que sofrem exclusão social.

Independente de você ter ou não equipe, é possível integrar a Delegação Brasileira. Para mais informações acesse Gay Games 2018 – Espírito Brasil e participe.

Angels, time de vôlei

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *