Com as mais belas paisagens, a Ilha da Madeira oferece não só cenários de natureza exuberante e bons vinhos. Esse encantador destino português guarda ainda uma tradição centenária: o bordado.
A arte foi criada no século 18 para decoração de artigos do lar e vestuário, introduzida na região pela família inglesa Phelps em 1784 e, com o tempo, passou a fazer parte da cultura e história local.
De característica sem igual e minuciosa delicadeza, o bordado madeirense se tornou famoso entre as melhores e mais renomadas marcas de roupas internacionais, inclusive já foi destaque nas passarelas pela luxuosa Chanel. A arte também foi inspiração para as bordadeiras do Morro São Bento, no litoral paulista.
Essa prática única é aplicada em tecidos como linho, seda natural, organdi ou algodão, e usa desenhos de padrões tradicionais ou modernos, como flores, frutas e folhas, em peças como toalhas de mesa, vestidos, camisas, lençóis e lenços. Os artigos produzidos recebem um selo único de qualidade e autenticidade que reconhece o bordado original do arquipélago.
1 Comentários