Dicas & Destinos

Destino: Rota Ecológica de Alagoas

A Rota Ecológica de Alagoas se destaca pela tranquilidade das suas praias e a simplicidade das suas vilas.

Se você está em busca de um lugar para curtir muito sossego, pousadas charmosas, aquele mar quentinho com piscians naturais e praias tranquilas desertas, além de experimentar uma gastronomia diferenciada e saborosa, você precisa rumar direto para o litoral norte e pegar a Rota Ecológica de Alagoas.

Com um litoral cercado por uma barreira natural construída por corais, a fantástica Rota Ecológica de Alagoas atrai turistas que estão em busca de uma viagem diferenciada e preocupados em praticar um turismo ecologicamente sustentável.

São-Miguel-dos-Milagres

Como chegar

A maneira mais rápida para chegar à Rota Ecológica é através de Maceió. Seguindo pela AL-101 em direção ao litoral norte, pegue o desvio para estrada secundária que percorre 40 km de praias, entre Barra de Camaragibe e Japaratinga.

São Miguel dos Milagres

A mais conhecida vila de pescadores do litoral Alagoano é também uma das mais antigas e conta com apenas uma rua principal, cercada por outros povoados. Por não receber parte do roteiro de massa, a vila continua bem preservada e encanta todos com suas casinhas coloridas. As primeiras praias do percurso são as do Marcineiro e a do Riacho. A Praia do Toque possui diversas opções de pousadas luxuosas. O local é bem reservado e possui ótimas opções gastronômicas.

São Miguel dos Milagres foi um dos primeiros povoados fundados em Alagoas. A colonização da região teve início durante a invasão holandesa, quando moradores de Porto Calvo fugiram à procura de um abrigo onde pudessem observar o movimento dos invasores que utilizavam o rio Manguaba para chegar ao interior.

Os brasileiros encontraram na região uma colina de onde avistaram uma extensa área de terras até o mar. Formou-se aí o engenho Mata Redonda, local onde houve uma grande batalha, que resultou na expulsão dos holandeses.

São Miguel dos Milagres3

Porto de Pedras

O rio Tatuamunha marca o início do vilarejo de Porto Pedras. Quando estiver na região, não deixe de visitar a sede do Projeto Peixe-Boi, que introduz à natureza peixes-bois nascidos nos criadouros da sede do projeto, em Itamaracá -PE. Outras opções de passeios são os casarões centenários do vilarejo de Tatuamunha e a paradisíaca Praia da Laje.

Considerada por muitos a praia mais bonita da Rota Ecológica e do Brasil, a Praia do Patacho é a última antes do rio Manguaba. Bastante extensa, a praia é praticamente deserta durante o dia inteiro. Quando a maré está baixa, o passeio ideal é ir caminhando até as piscinas naturais mar adentro.

Porto das Pedras2

Japaratinga

Após pegar uma balsa para atravessar o Rio Manguaba, chegamos à Japaratinga, um dos mais belos lugares do litoral nordestino.

Sua tranquilidade e belas praias garantem lugar de destaque como importante destino turístico do Brasil. São 15 km de litoral, que abrigam as praias de Bitingui, Barreiras do Boqueirão e a Praia do Pontal.

Sua igreja matriz foi erguida há mais de 300 anos pelos holandeses que residiam em Porto Calvo e continua até hoje conservada em seu estado original.

Jarapatinga.-Foto-Severino-Carvalho

Embarque na Viagem, o melhor do Turismo, Hospedagem, Lazer, Entretenimento e cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *