Hoje é comemorado o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, sendo este o dia em que se assinala a morte do poeta Luís Vaz de Camões em 1580. Camões representa um dos principais ícones da pátria, significado que os republicanos atribuíam ao 10 de junho, apesar de nos primeiros anos da república ser um feriado exclusivamente municipal de Lisboa. Com o 10 de junho sendo feriado, os republicanos da capital tentaram evocar a glória das comemorações de Camões em 1880, uma das primeiras manifestações das massas republicanas em plena monarquia. Várias capitais brasileiras comemoram anualmente o Dia de Portugal. As principais programações estão em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, as cidades que mais concentram descendentes portugueses no país.
Nós não poderíamos deixar de dedicar esta data tão especial ao nosso amado Portugal, este país que sempre nos recebe tão bem e carinhosamente. Pensando nisso, dedicamos todas as publicações de hoje para nossa Pátria Mãe. Ao longo do dia iremos publicar matérias sobre turismo, cultura, gastronomia e curiosidades de Portugal.
Para começar nossa série #DescubraPortugal especial deste dia, vamos falar sobre as belezas naturais de Portugal. Vamos cruzar o oceano e desembarcar na nossa terrinha? Vem comigo!!
Portugal é repleto de belezas naturais que atraem turistas de todo o mundo. Com lindas praias, lagoas e cavernas fantásticas, este pequeno país europeu tem muito a oferecer.
Vale do Côa
Este vale está situado no nordeste de Portugal e é o lar de gravuras rupestres pré-históricas. Por causa da sua importância histórica, o Vale do Côa é considerado um Patrimônio Mundial da UNESCO. Neste vale você encontrará pinturas rupestres e antigas formas de escrita esculpidas nas pedras. Além disso, a área abriga fauna e flora exuberante.
Grutas de Mira de Aire
Estas grutas foram descobertas em 1947, mas o acesso era muito precário. Só recentemente que elas foram abertas ao público. Com suas cores e formações rochosas, essas grutas são uma das belezas naturais de Portugal. Neste local, você poderá ver estalactites e nas paredes das galerias você encontrará fósseis de animais marinhos que viviam na área.
Estuário do Tejo
Esta é uma das maiores zonas úmidas da Europa Ocidental e tem cerca de 340 quilômetros quadrados. A área abriga várias plantas e animais, e é uma reserva natural, bem como um santuário para peixes, moluscos, crustáceos e pássaros, que utilizam o local na sua migração entre o norte da Europa e a África.
Lagoa das Sete Cidades
Localizada em Açores, a Lagoa das Sete Cidades abriga dois lagos, que ficam em uma cratera vulcânica. A cratera tem um raio de três quilômetros e é um parque nacional. Os lagos são vizinhos, mas o interessante é que a cor das suas águas é diferente. Quando visto de longe, um lago é azul e o outro é verde.
Lagoa do Fogo
Outro lago maravilhoso, em Açores, é a Lagoa do Fogo. O lago está localizado em um vulcão adormecido e é cercado por vegetação e vida selvagem exuberante e diversificada. As águas azuis do lago cobrem uma extensão de dois quilômetros, sendo que a água morna do local atrai visitantes que querem desfrutar de um banho relaxante.
Floresta Laurissilva
Datada do período terciário, esta floresta subtropical tem biodiversidade única e intocada, sendo povoada por espécies únicas. Esta floresta está localizada na Ilha da Madeira e oferece aos turistas a possibilidade de admirar uma grande variedade de répteis e mamíferos. Espalhada por mais de 15.000 hectares, a Floresta Laurissilva é um Patrimônio Natural da UNESCO e é um lugar perfeito para relaxar.
Pingback: Embarque na Viagem