Dicas & Destinos

O fascinante universo de Riviera Nayarit  

Por Naira Amorelli

Hoje eu vou falar sobre um dos lugares mais aconchegantes, belos e  gostosos, em todos os sentidos, que conheci nas minhas últimas viagens, a

Riviera Nayarit.

Riviera Nayarit - Bucerias

Riviera Nayarit – Bucerias

Se a proposta for sumir desse mundão totalmente agitado, caótico e estressante e embarcar direto para o Paraíso e se largar em um lugar tranquilo, repleto de surpresas, muita alegria, e que vive em clima de verão eterno com sol, praias de tirar o fôlego com tantas cores e belezas, canto dos pássaros e um pôr do sol espetacular a cada fim de tarde, este é o lugar.

A Riviera Nayarit é uma verdadeira joia rara no México, que foge do habitual e já batido roteiro caribenho do país, já que ela se encontra voltada para o Oceano Pacífico e ainda não foi escravizada e descaracterizada pelo turismo de massa.

Nayarit é um dos lugares que garantem ao México sua fama de um dos países de paisagens e cultura mais ricas e diversificadas no planeta. Não é a toa que por lá cada dia é único e especial, já que é possível explorar a região com um passeio diferente diariamente ao longo da costa, no interior ou mesmo ficar sem fazer absolutamente nada, só se deliciando com o sol em suas lindas praias.

CONHEÇA MAIS

Riviera Nayarit guarda alguns cantinhos deliciosos que você tem que conhecer melhor confira alguns bem especiais:

arte na Riviera Nayarit

Sayulita – Um povoado pra lá de vibrante e animado. Bem no estilo hippie chic e multi colorido. Em Sayulita você vai encontrar muitas lojinhas com arte local. Aproveite e mergulhe na cultura mexicana e leve para casa os famosos corações de vidro coloridos e um casal de Catrim e Catrina. São encantadores!

San Francisco – É um pequeno povoado charmoso junto ao mar com uma atmosfera totalmente slow motion. Possui muitas pousadas e hotéis com conceitos mais voltados para sustentabilidade e estilo de vida mais simples. Perfeito para se perder nas horas.

Lo de Marcos – Neste povoado encontramos uma praia ampla e quase deserta, atmosfera tipicamente mexicana, com ótima comida regional.

San Blas – Destino de beleza natural que se une a um grande acervo cultural, resultado de sua história marcada por expedições de piratas, conquistas coloniais e a luta pela independência do México. Praias desertas de águas tranquilas, floresta tropical e belas vistas panorâmicas são ideais para quem curte ecoturismo.

Nayarit

Nuevo Vallarta – Tem as praias mais extensas e largas da costa da baía, campos de golfe, marinas, um centro comercial, dois aquários de golfinhos e um parque aquático. Se você curte brincadeiras com golfinhos e leões marinhos, aqui você vivenciar momentos muito divertidos com esses bichinhos encantadores.

Bucerías – Esse povoado reflete bem a cultura mexicana, com suas ruas e calçadas de pedra. A praça principal fica a poucos metros da Praia. Belo passeio, principalmente em um fim de tarde já que possui barzinhos e comércio em geral.

Riviera Nayarit Compras_Bucerias

BUCERIAS

La Cruz de Huanacaxtle – Tradicional povoado pesqueiro, hoje com infraestrutura moderna, incluindo a maior marina do México e com cenários bem curiosos.

Punta Mita – Lugar histórico das antigas tribos Huicholes. A beleza do lugar foi o fator decisivo que atraiu grandes redes de hotéis de luxo e campos de golfe de nível internacional. Aqui você encontra aqueles “resortões” All inclusive, onde não é preciso sair para fazer nada, se você quer aproveitar mais a estrutura de lazer dos hotéis, aqui você terá mais opções.

 MarinaRivieraNayarit_atLaCruz1

INFORMAÇÕES BÁSICAS

Visto: não é necessário para estadia de até 90 dias. Exige-se, apenas, o passaporte com validade mínima de seis meses a contar da data do embarque.

Vacinação: exige-se a vacina contra febre amarela (aplicada, no mínimo, 10 dias antes da viagem), acompanhada do Certificado Internacional de Vacinação.

Idioma: o espanhol é o idioma oficial. Entretanto, o inglês também é bem falado pelas áreas turísticas.

Moeda: Peso Mexicano.

Fuso horário: duas horas a menos que o oficial do Brasil.

Clima: tropical, com altíssimas temperaturas no verão. Se você puder, programe-se para o período do outono ou inverno e vai encontrar temperaturas mais amenas.

O que levar: roupas leves e confortáveis para o dia, roupas de banho, chinelos, tênis e rasteirinhas, repelente, chapéu (indispensável), óculos de sol  e protetor solar bem forte. Não esqueça de incluir um modelito mais produzido para sair à noite.

O QUE VISITAR

Em Riviera Nayarit as opções de passeios são bastante variadas e feitas com total segurança por agências locais. Um passeio realmente imperdível é a visita às Islas Marietas, esse é sem dúvida meu cantinho preferido de Nayarit. Para chegar lá é bem simples, basta contratar o passeio de uma agência local e pegar uma embarcação para se deparar com um lugar de beleza única. Além de um mar azul profundo, a ilha abriga espécies de aves ameaçadas de extinção e recifes de corais que atraem mergulhadores do mundo todo. A região foi declarada Reserva da Biosfera pela Unesco. Imperdível!

marietas2

Riviera Nayarit também é ideal para os amantes do golfe e do polo já que  a região é um lugar privilegiado com seus campos da mais alta qualidade. Para aqueles que preferem velejar e pescar, estas são atividades que certamente irão proporcionar experiências prazerosas na costa de Nayarit, o que explica a localização, ali, da maior marina do México.

Você pode optar ainda por fazer passeios curtos de barco ou tours para acompanhar o pôr do sol no Pacífico. Como já deu para reparar, opções de passeios não faltam.

ONDE FICAR

Matlali Villas

Se você está em busca de exclusividade e sofisticação, estas vilas de luxo, localizadas em La Cruz Huanacaxtle, são as únicas do destino a pertencer ao exclusivo grupo de hotéis Preferred Boutique. Possui um SPA com técnicas Huichol e Coras, além do excelente restaurante com pratos de peixes e mariscos muito frescos da região.

Matlali 600

Matlali Villas

Hotel Cinco

Hotel super indicado para quem quer ficar na praia e não quer se isolar muito do comércio. Uma opção mais clean e prática, já que possui uma estrutura completa com cozinha equipada e lavanderia própria, além de um amplo e confortável quarto e sala decorada com muito bom gosto. O Hotel Cinco fica em Punta de Mita, é super aconchegante e por possuir poucas acomodações o ambiente é bem pessoal e caloroso.

Four Seasons

Referência em hotelaria mundial, o padrão Four Seasons é impecável. Sua localização em Punta Mita permite um cenário de beleza única. Perfeito para viajantes mais exigentes e que preferem se isolar, mas ao mesmo tempo estar próximo ao mar e a poucos minutos da região de comércio local.

gastronomia

GASTRONOMIA

A gastronomia também é um capítulo a parte em Riviera Nayarit. A culinária mexicana é tradicionalmente apimentada e repleta de peculiaridades, então aproveite para experimentar novos sabores, só não vá exagerar. Opções excelentes para conhecer melhor esses sabores são os Restaurante Raixes que fica em La Cruz de Huanacaxtle, Café Des Artistes e Rosa Mexicano que ficam em Punta de Mita.

Gastronomia_DesArtistes

Café Des Artistes

PASSEIOS

Para fazer seus passeios em Riviera Nayarit, a Vallarta Adventures e a Punta Mita expeditions são ótimas referências para você conhecer lugares incríveis neste cantinho de paraíso mexicano.

Dolphin Extreme

Seja nadando com golfinhos, praticando esportes, jogando golfe, observando pássaros ou baleias, mergulhando, degustando o melhor da gastronomia local ou relaxando em um dos maravilhosos SPA’s da região, certamente Riviera Nayarit será aproveitada ao extremo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *