Saiba aproveitar melhor sua viagem

Por Naira Amorelli

Viajar é sempre uma delícia e poder estar em contato direto com novas culturas, hábitos, história e paisagens continuamente nos enriquece muito. Sempre tive como lema que viagem é investimento e que por isso mesmo, é tão necessário para nosso crescimento pessoal.

Muito além de visitar pontos turísticos e históricos de cada lugar que chego, gosto prontamente de ficar sabendo onde o pessoal local se diverte, onde costumam fazer suas refeições e comprar suas bugingangas do dia a dia. Não que eu ache algum problema ser um turistão de pacote ou um turistão de circuitos instantâneos, mas eu, por opção, prefiro curtir um outro lado sempre que posso. Não digo que me torno uma “insider”, mas tento vivenciar algumas coisas que fogem um pouco do tradicional e tem dado super certo, dependendo do tempo que tenho para cada viagem, claro.

Ameijoas a Bulhão Pato2

Uma das coisas que mais priorizo é na hora da alimentação. Adoro, amo almoçar ou jantar nos restaurantes estrelados e experimentar sabores exclusivos e altamente elaborados, mas também sou apaixonada por sentar em um boteco e comer algo bem específico da região com a bebida que mais combinar. Se encontrar na gastronomia local é uma ótima etapa da viagem. Adoro também sentar nos cafés e ficar um longo tempo ali só observando as pessoas passarem, suas feições, seu estilo de viver e com isso vou me encantando ainda mais com cada lugar. Sempre carrego comigo um caderninho – o Nairoquinha feelings – e nele faço as anotações sobre minhas impressões do lugar, assim quando a memória falha, recorro a ele, infalível!

Costumo dizer que sou uma viajante apaixonada e no estilo CC – daquelas que amam comida e compras. Ainda me permito alguns exageros gastronômicos por ter um metabolismo bem acelerado, com isso, costumo comer bastante e de tudo um pouco, mas na parte de compras, sou meio “muquirana”, nada exagerado, claro, só detesto gastar dinheiro a toa se posso buscar alternativas mais econômicas. Assim, compro mais e melhor. A minha relação com dinheiro é de muito respeito, detesto desperdício e ostentação. Para isso, vou em busca de opções e sempre encontro ótimas, mas quando só tenho uma, quase nunca resisto. Coisas de mulher né?

compras

Assim como na gastronomia eu costumo me entregar nas compras e para isso eu mergulho fundo no comércio local, costumo fugir daqueles circuitos de compras turísticas. Quer um bom exemplo onde sempre costumo economizar muito? Sou apaixonada por perfumaria, produtos para cabelos e pele, além de maquiagem, claro. Sabe onde eu sempre encontro produtos ótimos, de fabricação local ou de alguma região próxima? Em supermercados. Isso mesmo, você não leu errado. Recentemente estive em Lisboa e fiz a festa com produtos maravilhosos de marcas inglesas, francesas e italianas que em qualquer loja mais turística, dufry ou até mesmo aqui no Brasil, pagaria uma certa fortuna. Produtos de uso diário, produtos mais mulherzinha e até produtos para viagem como um kit fantástico da Erbario Toscano que tenho o maior orgulho de dizer que paguei somente   quatro euros.

tesouros

Ah!! E os xampus?? Cada um mais fantástico que o outro, ingleses e franceses e que meus cabelos estão amando. O mais caro custou três euros. Isso não encontramos em lojas turísticas. Batendo perna pelas ruas de comércio local também abasteci minha coleção de Keds com 3 modelos novos, custando entre três e quatro euros. Mas ganhei meu dia quando encontrei moleskines lindíssimos, super grossos, com capas de Paris, Londres e uma lindíssima imitando um livro antigo e recheio de folhas personalizadas. O preço? Três euros cada. É ou não é uma maravilha para o bolso? Sem contar nas roupas… ai, nem dá para colocar tudo… e isso só em lojas locais, fora do circuito turístico. Está vendo como vale a pena? Dinheiro é bom, mas se gastarmos com sabedoria fica ainda melhor.

Moleskines

Por isso reforço tanto que é muito bom deixarmos uns dois dias, se possível, totalmente livres no nosso planejamento de viagem. Assim, podemos nos sentar na sombra de uma árvore tomando um sorvete e observando o vai e vem gostoso do local, retornar com mais calma a algum lugar que achou que merecia um pouco mais da sua atenção, fazer novas descobertas despretensiosas e porque não, umas comprinhas bacanas. O importante é se divertir.

Boa viagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *