Gastronomia etc.

Rio ganha primeiro restaurante sustentável do país

Recém-inaugurado no Rio de Janeiro, o restaurante Ibérico já ganhou o status de primeiro restaurante sustentável do país, não apenas por seus materiais renováveis, mas também por seus projetos sociais, educativos e atividades que envolvem diferentes áreas relacionadas à sustentabilidade.

Ibérico Restaurante

Chef Jan Santos

O projeto do restaurante Ibérico engloba ações e soluções sustentáveis, como a gestão da água; a eficiência energética; o telhado verde; jardim com espécies nativas; produção de água purificada no local; piso drenante; tinta ecológica nas paredes; reciclagem de material para decoração e mobiliário; além da participação do chef na Gastromotiva e no grupo dos Ecochefs Maniva, colocando em prática as experiências aprendidas desde a inauguração do Entretapas, em 2011. O chef vai trabalhar no que os espanhóis chamam de “quilômetro zero”, no qual vai aproximar os pequenos produtores dos restaurantes, estreitando o relacionamento.  “Identificamos que além de oferecer uma experiência através da comida, a gastronomia também pode ser um motor de transformação social”, conta ele. Jan entende que o projeto pode servir de incentivo para que outras empresas identifiquem a importância de implementar ações de cunho social, transformando o Rio de Janeiro na cidade brasileira que represente o pioneirismo em ações sustentáveis.

Sustentabilidade econômica, social e ambiental, essa é a proposta dos sócios, o espanhol Antônio Alcaraz e o chef Jan Santos.

“Gota a Gota”: água sustentável

 O projeto Gota a Gota é um convite do Ibérico para os clientes participarem do projeto de sustentabilidade através do consumo de água. Além da água filtrada gratuita e das águas minerais tradicionais, a casa traz um inédito sistema de ultra purificação que produz água de excelente padrão de qualidade, submetida a três processos de microfiltragem, disponível em água comum e com gás.

A água “Gota a Gota” é duplamente sustentável, já que não gera resíduos plásticos, sendo servida em um recipiente de vidro higienizado no próprio local. A iniciativa também contribui para o projeto de sustentabilidade social, com 50% do valor da mesma é destinado ao apoio de projetos de transformação social, através da capacitação de jovens de família de baixa renda.

O ambiente intimista do Ibérico mescla o rústico com o requintado, o moderno com o tradicional. O lado externo é aberto, em uma charmosa varanda com jardim vertical e mesas altas de metal sucateado com iluminação baixa em led. No interior, janelões de vidro dão amplitude ao local, que conta com paredes em cimento, mesas de madeira e um luxuoso bar.

Ibérico Restaurante

Ibérico – www.iberico.com.br
Endereço: Rua Saturnino de Brito, 84 – Jardim Botânico bem pertinho da Lagoa
Telefone: (21) 3197-4227
Horário de funcionamento: De Segunda a Sábado das 19h até meia-noite

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *