Atenção doadores – 69 anos é novo teto de idade para doar sangue

 

O Ministério da Saúde elevou a idade máxima para doação de sangue no país, que subiu de 67 para 69 anos, com o aumento do teto de idade, cerca de 2 milhões de pessoas se tornam potenciais doadores no país. O  SUS – Sistema Único de Saúde conta hoje com 32 hemocentros centrais e 368 regionais em todo o país.

O Ministério da Saúde informou que, atualmente, são coletadas 3,6 milhões de bolsas por ano no país, correspondentes a 1,8% da população. Embora o percentual esteja dentro dos parâmetros da OMS [Organização Mundial de Saúde], o Ministério da Saúde trabalha para chegar ao índice de 3%.

ViajanteSangueBom-mensagem02

A doação de sangue é um ato de solidariedade que ajuda a salvar vidas. Por isso, seja um doador frequente, várias pessoas podem ser beneficiadas apenas com a sua doação.

A mobilização #ViajanteSangueBom é direcionada aos viajantes brasileiros, é uma campanha que visa estimular a doação de sangue sempre no retorno de suas viagens. Além de reservar o hotel e programar os passeios, acrescente a doação de sangue no seu check-list, “o que fazer”, “o que levar”, “quais passeios” e “doação de sangue”. A campanha visa aumentar os estoques de sangue em hemocentros.

É importante que você saiba que a quantidade de sangue retirada não afeta a saúde do doador, pois a recuperação é imediata. É pouco para quem doa e muito para quem precisa.

Antes de doar, todos passam por uma entrevista que tem o objetivo de dar mais segurança a você e aos pacientes que receberão a doação. É muito importante que você seja sincero nas respostas. Tudo o que disser será mantido em sigilo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *