Variedades & Tecnologia

Filhos de Gandhi prestam homenagem à Iemanjá

Os devotos da ”Rainha do Mar” poderão reverenciá-la neste sábado, 02 de fevereiro, no tradicional Presente de Iemanjá do Afoxé Filhos de Gandhi-Rio a partir das 8h, na Cinelândia, dando início à concentração no local para a cerimônia de abertura, a tradicional saudação aos orixás – conhecida como Xirê – que acontece às 9h. Após o ritual os participantes seguem em cortejo pelas ruas do Centro do Rio até à Praça XV. 
 
A Barcas S/A colocou gratuitamente à disposição dos fiéis uma embarcação para transportar 1.200 interessados em acompanhar a 48ª edição da entrega das oferendas para Iemanjá, também conhecida como a ”grande mãe d’água”, e considerada uma das entidades femininas mais importantes e populares cultuadas no Brasil. O embarque está previsto para às 11h. A embarcação segue até a praia de Icaraí, em Niterói, para realizar a entrega das oferendas e, em seguida, retorna à Praça XV. Os Filhos de Gandhi realizam apresentações de ijexá, samba de roda e, é claro, muito afoxé, com início previsto para às 13h.
 
Pelo quinto ano consecutivo, a concessionária apoia a celebração em homenagem ao dia dedicado à ”Mãe de todos os orixás”, que na cultura africana, é representada como uma mulher de ventre fértil, seios volumosos e com característica de comportamento incondicionalmente maternal.  
Gandhi Rio - 47 Presente de Iemanjá (2012Fev02) #14

Durante todas as quartas de janeiro até o início da semana oficial da folia, o grupo Afoxé Filhos de Gandhi-RJ ensaia na Federação dos Blocos Afros e Afoxés do Rio de Janeiro (Febarj), sempre a partir das 20h. Prestes a completar 62 anos de idade, recebe um dos primeiros blocos afros de todo o estado, desfila no dia 10 de fevereiro (domingo), no posto 6 da praia de Copacabana, com concentração às 16h – no Forte. A pré-venda das alegorias do bloco também pode ser efetuada durante os ensaios e no próprio evento deste sábado.

Desde 1951 o grupo é reconhecido como um movimento de manifestação cultural, que levanta a bandeira da preservação e do desenvolvimento da cultura afro-brasileira, através das mais diversas possibilidades do gênero no cenário regional e popular do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *