Gastronomia etc.

Confira a conta do bar para não pagar mais

Com as comemorações de fim do ano, a procura por bares aumenta. Fique atento, pois é grande a chance de haver erro na conta quando se vai com um grupo grande. Foi o que constatou avaliação da PROTESTE Associação de Consumidores.

Se alguém do grupo não ficar responsável por controlar os pedidos pode preparar o bolso, pois a PROTESTE verificou que se poderá pagar por bebidas que não se consumiu. Isso aconteceu em 11 dos 19 bares pesquisados no Rio de Janeiro e em São Paulo: 42% deles cobraram por chopes que não foram consumidos. Houve ainda descrição errada da taxa de serviço na nota fiscal.

Na capital paulista, Bar Genésio e Exquisito acrescentaram 13 e 11 chopes à conta, respectivamente. E houve descrição errada da taxa de serviço na nota fiscal. No Genuíno Chopp (SP), a taxa de R$ 66,23 foi cobrada como “vinagre balsâmico”. E no Botequim do Itahy, o valor foi colocado na nota à mão pelo garçom.

Houve também descrições “disfarçadas” da taxa de serviço na nota fiscal. Nos bares Botequim Informal (RJ), Boteco São Bento, Cervejaria Patriarca e no Exquisito (SP), ela veio como “troco dado ao cliente”. No Petisco da Vila, no Rio de Janeiro, essa taxa apareceu como comida extra do cardápio. A Cervejaria Devassa (RJ) e o Boteco Brasil (SP) não cobraram a taxa. Já o Café e Bar Hipódromo (RJ) não a mencionou na nota fiscal.

Houve divergências também na contagem dos refrigerantes. O Bar Juarez (SP) cobrou três refrigerantes a mais. Em contrapartida, o Botequim Itahy e Bixixo Chopperia (RJ), cobraram um refrigerante a menos. O mesmo aconteceu nos paulistanos Salve Jorge, Boteco Brasil e Genuino Chopp.

Na conferência do tempo de espera para conseguir uma mesa no bar, os casos mais críticos de espera foram identificados em São Paulo. No Bar Salve Jorge, no Itaim, foi preciso aguardar por uma hora e 20 minutos até haver uma mesa disponível. Na Cervejaria Patriarca, no Tatuapé, o tempo de espera foi de uma hora e dez minutos. Apesar desses dois exemplos ruins, 63% dos bares acomodaram os colaboradores em até cinco minutos.

Os bares paulistanos também demoraram na hora de entregar a conta. Bar Juarez, Cervejaria Patriarca e Exquisito levaram dez minutos. No Rio de Janeiro, o Botequim Informal levou sete minutos e o Planeta do Chopp, seis. Mas em 74% dos bares avaliados, a conta chegou em até cinco minutos após a solicitação. Tempo considerado ideal.

Para fazer esta avaliação entre agosto e setembro, grupos de 12 pessoas adultas chegaram juntas aos 19 bares selecionados, em São Paulo e no Rio de Janeiro, e lá permaneceram por,  no mínimo, quatro horas. O desafio era conferir se os estabelecimentos descreviam na nota fiscal exatamente o que foi pedido em  relação à variedade do produto, quantidade consumida e preço cobrado. Para garantir a igualdade nas análises, os pedidos foram padronizados: a lista incluía 60 chopes, 8 refrigerantes, 6 caipivodkas, 4 águas sem gás e 6 porções de petiscos.

A análise completa está disponível na edição de dezembro da revista PROTESTE que é distribuída exclusivamente aos associados ou no site www.proteste.org.br

No Rio de Janeiro fizeram parte das análises: Boteco Belmonte, Cervejaria Devassa, Café e bar Hipódromo, Planalto do Chopp, Planeta do Chopp, Petisco da Vila, Rosa Chopp, Buxixo Chopperia, Botequim do Itahy e Botequim Informal.

Em São Paulo foram testados: Cervejaria Devassa, Boteco São Bento, Bar Genésio, Bar Salve Jorge, Bar do Juarez, Boteco brasil, Genuino Chopp, Cervejaria Patriarca e Exquisito.

Via Assessoria de Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *