Desde a última sexta-feira (28), turistas de diversas partes do mundo desembarcaram no Rio de Janeiro para a 14ª temporada de cruzeiros no Brasil. Durante a chamada temporada dos cruzeiros, que só termina em abril, serão 203 atracações no Porto do Rio, com uma movimentação de 700 mil turistas, que irão injetar na economia do município cerca de U$ 210 milhões. A cidade recebe 37 navios, sendo 17 de longo curso, que trazem a bordo turistas de várias nacionalidades, principalmente Europa e Estados Unidos.
“Por conta do nosso calendário de eventos já tivemos uma ótima temporada turística este ano, superando as expectativas e com taxas de até 100% de ocupação em alguns períodos. Com 98% dos navios que fazem essa rota de cruzeiros atracando no Rio, mais uma vez estaremos vendo a economia da cidade ter nova injeção de capital. Desta vez será melhor ainda, já que cada navio ficará dois, três ou mais dias na cidade, ao contrário de outras temporadas em que o período é de 12 horas de permanência em cada porto. Isso é ótimo para a cidade, já que, com um período maior, o turista vai consumir mais no município”, afirmou Antonio Pedro Figueira de Mello, Secretário Especial de Turismo e Presidente da Riotur.
A expectativa é que a semana mais movimentada seja a do período do carnaval, com 22 atracações. No dia 19 de fevereiro, sete navios estarão no Pier Mauá, mesmo número das temporadas de 2007, 2008 e 2010.
“Os navios hoje são parceiros dos hotéis pois trazem milhares de turistas para a cidade e após a sua curta temporada possibilitam que turistas aumentem sua permanência usufruindo da nossa rede hoteleira.Os navios acabam utilizando o Rio como Home Port, ou seja, iniciam e terminam as viagens por aqui” completa o secretário.
Fonte: DT