Life&Style

Ar-condicionado no inverno: veja como o aparelho também ajuda durante os períodos de frio

Será que é possível usar o sistema do aparelho para esquentar o ambiente nos dias frios?

ar-condicionado

O ar-condicionado é sinônimo de refrescância naqueles dias de altas temperaturas. Afinal, quem não adora estar em um ambiente geladinho quando o termômetro marca mais de 30 graus nas ruas? A maioria das pessoas! 

Mas quem tem um aparelho desses em casa, no trabalho ou qualquer lugar que seja precisa saber de um detalhe: eles não só esfriam como também podem ser um sistema de aquecimento e refrigeração muito eficiente. 

É importante lembrar que nem todos os aparelhos de ar-condicionado conseguem deixar o ambiente agradável também no frio. Esse é um fator que deve ser muito bem pesquisado antes de adquirir o produto. Isso porque comprar um desses é um investimento alto, pois, além do objeto, há também o custo de instalação.

Por isso, antes de adquirir o ar-condicionado, verifique se ele tem a função de “ciclo reverso”. Esse dispositivo fará com que, além de esfriar o ambiente nos dias quentes, o aparelho aqueça os espaços em dias frios. 

Isso é feito de uma forma simples: ele joga o ar externo para dentro da casa e o aquece por meio de uma bomba de calor presente dentro dele. Você pode ativar essa função seguindo as instruções do fabricante do aparelho.

Mas fique atento! Não mude bruscamente a temperatura de frio para quente para não causar danos ao seu ar-condicionado. 

Dúvidas sobre o uso do modo reverso

Com o surgimento dessa função nos modelos de ares-condicionados muitas dúvidas acabam surgindo também. Vamos desvendar alguns dos mitos e verdades sobre esse assunto.

Ar-condicionado com temperatura muito quente pode fazer mal?

Assim como uma temperatura muito baixa pode causar danos à saúde — como intensificação de alergias e resfriados — um ar muito quente também faz mal. Nesse caso, pode prejudicar a produtividade no ambiente de trabalho, por conta do desconforto que causa à algumas pessoas. Então, nesse exemplo, é verdade!

Ar-condicionado que tem a função ‘reverso’ gasta mais energia?

Não, o consumo de energia vai ser influenciado por outros fatores. O tempo que fica ligado, a potência do aparelho, modo de uso, modelo e marca vão intervir na conta de luz no final do mês. 

Ar-condicionado gasta mais energia para aquecer ou esfriar?

Seguindo ainda sobre o consumo de energia, a resposta para essa pergunta dependerá da temperatura externa. Como o aparelho transforma os graus de fora em aquecimento para o ambiente interno, se estiver muito frio, ele trabalhará mais. Consequentemente o gasto será maior.

E se o meu ar-condicionado não tem a função ciclo reverso?

Se você possui um modelo mais antigo de ar-condicionado em sua casa ou na empresa, ou, então, comprou um aparelho sem o ciclo reverso, não se preocupe. Há outra forma de usar o dispositivo a seu favor durante as temperaturas frias.

Uma das maiores reclamações de quem não gosta de ar-condicionado é que ele causa choque térmico. Isso porque ficamos acostumados à temperatura do aparelho e quando saímos é bem diferente.

Por isso, durante o frio, você pode manter as temperaturas do ar-condicionado entre 20° a 23°. Assim, quando estiver dentro de um ambiente e sair para a rua não vai ter um choque térmico, pois já estará adaptado com o ar gelado.

Mas evite deixar o sistema de ventilação diretamente nas pessoas. Isso também pode agravar resfriados e alergias. Outro cuidado importante que deve ser feito com regularidade são as manutenções e limpezas. Isso evita que bactérias e sujeiras se proliferem pelo ar-condicionado. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *