Dicas & Destinos

Ilhabela e São Sebastião, a dois passos do Paraíso – parte I

Por: Henrique Kimura

Paraíso, essa é a palavra exata para resumir Ilhabela e São Sebastião, dois lugares paradisíacos e, o melhor, próximos da selva de pedra que é São Paulo. O primeiro ponto da nossa TRIP foi Ilhabela (o nome já diz tudo) com paisagens que foram retiradas de quadros. São cenários para agradar até o turista mais exigente.

Ao todo são 83% de área preservada pelo Parque Estadual que é uma das maiores reservas de Mata Atlântica do planeta. Infelizmente só tive tempo de conhecer 4 praias (quase me mudei pra lá), mas, Ilhabela possui ao todo 42 praias. Pelo visto terei que voltar mais algumas vezes.

Ilhabela

As praias de Ilhabela

Sobre as praias de Ilhabela… As fotos mostram tudo. A minha dica para você deixar o estresse definitivamente para trás é: vá para as praias de Garapocaia (Pedra do Sino e Píer da Vila), a praia da Armação e o Mirante da praia dos Barreiros.

Passeios legais

Uma ótima pedida é conhecer o Museu Naútico Ilhabela que é super interessante! Tem réplicas de barcos que naufragaram (a história mais bacana foi a do rebocador Guarany, onde jovens tripulantes antes de embarcar, conversaram com a cartomante madame Zizina que disse para eles que o barco iria afundar. Não levaram ela a sério e, no dia 03 de Outubro de 1913, o Guarany se chocou com vapor Borborema e afundou rapidamente levando com ele 32 vidas). Bom, recomendo nunca falar com uma cartomante antes de embarcar (melhor só ler o seu horóscopo que tá ótimo!!!) Lá no Museu você também encontra: canhões, peças encontradas nos naufrágios, âncoras, histórias de piratas, entre outras preciosidades.

E você que adora andar de bike em São Paulo na Av. Paulista de domingo como eu, alugue uma bicicleta em Ilhabela e conheça a sua orla com sua magrela (passeio maravilhoso!!!).

Para aquele momento de reflexão e agradecimento, visite a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Ajuda e Bom Sucesso, que fica no centro de Ilhabela e veja que imagem sensacional de Jesus Cristo eles tem por lá. Não fique com preguiça e quando estiver dentro da Igreja aproveite para olhar para o teto.

Outras opções de passeios são: Praia dos Castelhanos (Cachoeira do Gato), praticar esportes náuticos, Cruzeiros, mergulho na Ilha das Cabras e a trilha até a Praia do Bonete (conhecer a comunidade caiçara do Bonete).

Ar puro, praias de tirar o fôlego e ainda por cima fazendo exercício? Perfeito! Aí a sua fome vai aumentar até nível JEDAI. Para matar o que está te matando, recomendo muito o Restaurante Capitano o Penne al Carciofi é deslumbrante (me desculpem mas estou salivando agora escrevendo essa matéria), e para acompanhar, o premiado Drink Ilhabela! A cozinha é comandada pelo Fábio Piscioto (paulistano do bairro do Bexiga) que trocou São Paulo por Ilhabela.

Por lá, todos os passeios são feitos a pé, por trilhas, ou por barco. Com paradas frequentes entre um mergulho e um novo caminho, dentre tantas opções gastronômicas, faz parte do passeio querer contemplar a paisagem enquanto se experimenta algumas delícias preparadas por um dos restaurantes. Aliás, este é um destaque importante da viagem. Uma das paradas obrigatórias é o restaurante Marina Porto: imperdível degustar um POKE, um prato havaiano inventado por pescadores locais, com cubos de atum ou salmão cortados, massinha frita (wonton), inamona (condimento havaiano), manga, pepino, ovas de peixe e gohan (arroz japonês que coincidentemente eu amo – porque será?).

Além da vista maravilhosa do deck, você ainda pode curtir uma massagem na piscina Isso mesmo! Você vai ter a sensação de que chegou no céu. Como curiosidade, saiba que o proprietário, o senhor Gunnar (velejador), mora ali com a família há “apenas” 30 anos!

Além do restaurante, no Marina Porto também são realizados casamentos, eventos corporativos e esportivos.

Outro momento inesquecível de degustação é a anchova recheada do restaurante Cumbuca da Ilha. Coisa de outro mundo! Fora a vista que é maravilhosa.

Dica de hospedagem

Para quem quer tranquilidade e bom preço a Pousada do Alemão é uma boa pedida (500 metros da praia do Curral e à 500 metros da praia Grande).

Henrique Kimura é Turismólogo e ator. É um “travelholic” ou “tripholic”. Colaborador do Portal Embarque na Viagem e Turismólogo da Galera Trip. Ele viajou a convite da Pousada do Fort, de São Sebastião e APHM (Associação de Pousadas e Hotéis de Maresias)

Em breve você vai continuar acompanhando a viagem por São Sebastião. Não deixe de conferir!

Acompanhe também nossas dicas no instagram @EmbarquenaViagem e use a hashtag #EmbarquenaViagem para marcar suas fotos de viagem, dicas de lazer, hospedagem, entretenimento e cultura.

Embarque na Viagem, o melhor do Turismo, Hospedagem, Lazer, Entretenimento e cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *