Dicas & Destinos

A relação histórica de Guarulhos com as atividades industriais

A cidade passou por um grande processo de industrialização no século XX, consolidando-se como uma das referências no país

Guarulhos

A cidade de Guarulhos é nacionalmente conhecida por ter o maior aeroporto da América do Sul, o aeroporto de Cumbica. Porém, além de ser residência de um ponto importante de fluxo comercial e de passageiros nacional, o município, que fica a meros 20 km de São Paulo, também conta com outras qualidades. Com 1,4 milhão de moradores, é a segunda cidade mais populosa de São Paulo e a nona mais rica do Brasil. 

Não por menos, a cidade tem um IDH de 0,763 (de um índice que vai de 0 a 1), considerado alto. Ela se destaca, ainda, por ter um IDH de longevidade avaliado em 0,831, valor considerado muito alto, o que torna a perspectiva de morar no município ainda mais interessante. Por isso, muitas pessoas procuram por apartamento para alugar em Guarulhos, por enxergar na cidade a possibilidade de prosperar e conquistar boa qualidade de vida. 

Mas quem está chegando na cidade por agora pode não conhecer sua origem e sua relação histórica com as atividades industriais do estado de São Paulo. No texto abaixo, entenda melhor como ocorreu essa construção.

História de Guarulhos

Guarulhos é uma cidade antiga e de muita história. Fundada com o nome de Nossa Senhora da Conceição, em 8 de dezembro de 1560, o município teve início em um local que era a morada dos índios Guarus anteriormente. Em 1590, foram descobertas as minas de ouro na região, que foram chamadas de “Lavras Velhas do Geraldo”, à margem direita da estrada que se dirige de Cumbica para Nazaré, na região onde hoje está localizado o bairro de Lavras.

Durante o Brasil Colônia, sobretudo durante os séculos XVII e XVIII, o governo delimitou sesmarias organizando a ocupação da região. Com isso, os sesmeiros definiram que as principais atividades da cidade seriam a mineração e a agricultura, sendo que a criação de gado seria a atividade de apoio. Assim, entre os anos 1600 e o início do século XX, houve uma produção abrangente de álcool e aguardente na região.

Modernização no século XX

As mudanças em Guarulhos começaram ainda no final do século XIX, quando o então imperador D. Pedro II visitou o local em 1880. Na ocasião, ele elevou a região à Província de Nossa Senhora da Conceição de Guarulhos. O local só se tornaria uma cidade em 1906, quando uma lei estadual oficializou Guarulhos como município.

Alguns anos depois, em 1915, Guarulhos recebeu o Ramal Guapyra – Guarulhos, que era parte da estrada de ferro da Cantareira. Isso facilitou o escoamento de pedras, madeira e tijolos que eram fabricados nas olarias da região. Ao todo, a cidade ganhou cinco estações de trem: Torres Tibagy, Vila Augusta, Vila Galvão, Guarulhos e Gopoúva.

Outro ponto importante nesse período foi a chegada da energia elétrica e, com ela, os pedidos para a instalação da rede telefônica. Esses foram os primeiros passos para que houvesse a liberação das licenças para implantação de indústrias no município, além de outras atividades comerciais.

A partir da década de 1940, o setor industrial floresceu na cidade. Diversos segmentos participaram desse processo, como o de plástico, relógios, elétrico, couros, metalúrgico, alimentício, automotivo e calçados. Essa aceleração se tornou ainda mais forte na década seguinte, com a inauguração das rodovias Fernão Dias e Presidente Dutra, que conectou Guarulhos a São Paulo e ao Rio de Janeiro — que ainda era a capital federal.

Por fim, em 1963, outro capítulo importante: a fundação da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE), que, à época, tinha o nome de Associação Comercial e Industrial de Guarulhos. Isso marcou a estruturação das atividades industriais na região e tornou ainda mais forte e relevante esse setor na história da cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *