Dicas & Destinos

Porto de Galinhas: saiba o que fazer neste paraíso do Nordeste

Com praias de água cristalina, piscinas naturais e um circuito turístico amplo, Porto de Galinhas é ideal para descansar e presenciar as maravilhas do Nordeste

Porto de Galinhas

Não é segredo para ninguém que o Nordeste brasileiro acolhe as praias mais lindas do país e que a região está na principal rota turística nacional e internacional. Dentre os estados mais famosos, está Pernambuco, onde se situa um dos destinos mais buscados pelos visitantes: a praia de Porto de Galinhas, localizada no litoral sul, no município de Ipojuca.

O melhor período para ir a Porto de Galinhas é entre os meses de setembro e abril, quando o tempo está mais seco. Mas o destino recebe turistas o ano inteiro, visto que as chuvas são passageiras, mesmo no período intenso. A forma mais fácil de chegar ao local é de carro. Mas, caso vá de avião, ainda assim, é necessário pousar em Recife e pegar um ônibus ou contratar um carro para fazer um translado até a cidade.

Com praias de água cristalina, piscinas naturais e um circuito turístico amplo, Ipojuca é um local que pode entreter apenas na própria cidade ou servir como base para visitar outras praias ao redor, a depender de quantos dias a pessoa deseja ficar pela cidade. O ideal é uma estadia entre 3 e 7 dias. De qualquer modo, a diversão e o esplendor desse roteiro são garantidos.

E, para quem quer curtir o máximo de uma viagem com este destino, separamos algumas dicas de roteiro, com diversas atrações:

De ponta a ponta: passeio de buggy

Um dos principais passeios, recomendado por 10 entre 10 turistas, é o passeio de buggy. A rota sai de Porto de Galinhas, passando pelas praias de Muro Alto, Cupe, Maracaípe e finaliza no Pontal de Maracaípe, onde o pôr do sol é espetacular. Cabem até 4 pessoas no veículo, e o valor fica em torno de 300 reais, que pode ser dividido entre todas as pessoas. O roteiro tem duração média de 4 horas, e pode ser feito pela manhã ou à tarde. 

Pontal de Maracaípe

No final da rota do buggy, é possível descer e se engajar em algumas atividades no Pontal de Maracaípe, onde pode ser presenciado o encontro do rio com o mar. Existe um passeio de jangada para presenciar esse espetáculo natural, que muda de paisagem a depender da maré (alta ou baixa) e apresenta diferentes espécies de animais e crustáceos. O passeio dura cerca de 50 minutos, com direito a banho nas águas de encontro entre o rio e o mar.

Piscinas naturais de Porto de Galinhas

A praia central de Porto de Galinhas possui inúmeras piscinas naturais que podem ser acessadas de jangada ou a pé. A jangada possui preço tabelado, e o passeio pode ser adquirido na sede da associação dos jangadeiros, que fica no centro da cidade e não precisa de reserva prévia. Mas há também uma opção gratuita oferecida pela prefeitura de Ipojuca, que dá para chegar às piscinas naturais caminhando e acompanhado por um guia. Neste caso, é preciso pegar senha, que são limitadas por dia.

Praia dos Carneiros e Maragogi

Caso o passeio tenha mais de 3 dias, é interessante visitar a Praia dos Carneiros, uma das praias mais bonitas do país, situada no município de Tamandaré/PE, e Maragogi, já ultrapassando Pernambuco e chegando a Alagoas. Para esses destinos, é aconselhável que a maré esteja mais alta, para que as águas fiquem mais próximas da orla. Mas, se quiser visitar as piscinas naturais desses locais, a maré baixa é ideal. Tudo depende do que o visitante quer curtir nesses locais.

Costa dos Corais, Área de Proteção Ambiental (APA)

Esse roteiro é obrigatório para quem quer ver praias incríveis e mais preservadas. É importante dizer que não é permitido pisar nos corais nem deixar lixo pelo local. A Costa dos Corais se estende de Pernambuco a Alagoas, então é possível fazer paradas nesta rota, caso queira ir da Praia dos Carneiros a Maragogi. 

ONGs Eco Associados e Hippocampus

Com certeza, você já viu as reportagens do nascimento de centenas de tartarugas nas praias de Pernambuco. Isso ocorre graças ao trabalho dessas duas ONGs, que atuam na preservação da vida marinha, e podem ser visitadas em Porto de Galinhas. O nascimento das tartarugas é possível de ser presenciado pelos turistas entre os meses de fevereiro e maio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *