Dicas & Destinos

12 maravilhosas praias de Pernambuco

No Brasil, temos a sorte de ter um pedacinho do Caribe logo ali, no Nordeste. Apesar de não pegarmos o exuberante mar das Caraíbas, responsável pela beleza da região, contamos com águas tão esverdeadas e cristalinas quanto! Não acredita? Então confira a nossa seleção com as 12 melhores praias de Pernambuco e tome seu rumo!

Porto de Galinhas

Em Ipojuca, no litoral Sul, está um dos destinos brasileiros mais cobiçados. As piscinas naturais de Porto de Galinhas é formada por águas claras e mornas, por onde também passam jangadas. A região rodeada por hotéis, resorts, bares e restaurantes costuma fervilhar durante a noite.

Baía dos Porcos

O arquipélago brasileiro Fernando de Noronha já é bem famoso por suas vistas impressionantes. Entre pedras escuras de origem vulcânica e próximo a uma grande falésia estão piscinas naturais da Baía dos Porcos, ricas em fauna marinha, tornando-se região de preservação. O acesso a uma das praias mais bonitas do Brasil é difícil, mas o esforço por um mergulho compensa.

Pontal de Maracaípe

Aproveite a ida a Porto de Galinhas para conhecer o Pontal de Maracaípe, também em Ipojuca. Na foz do rio homônimo, águas calmas e mornas fazem a alegria da criançada, enquanto do outro lado os surfistas aproveitam a crista da onda, inclusive durante etapas importantes do Circuito Brasileiro de Surf, que agitam a baía. Os visitantes também curtem passeios de jangada e caiaque para observar cavalos-marinhos, além de contemplar um inesquecível pôr do sol.

Praia de Calhetas

Em Cabo de Santo Agostinho, essa bela praia rodeada por rochas, coqueirais, arrecifes e o mar azul costuma ficar agitada por conta dos bares locais. Pequenina, também conta com uma tirolesa. Dizem que esta é uma das praias mais bonitas do mundo e, pela foto, podemos ter uma prévia essa afirmação.

Praia do Paraíso

Outra praia cobiçada em Cabo de Santo Agostinho, o acesso ao Paraíso se dá através do caminho de Calhetas, porém seguindo pela estrada rumo ao povoado de Nazaré. A águas calmas com arrecifes de corais são ideais para a prática de snorkel e outros esportes aquáticos. Também é pequena e possui apenas dois bares.

Praia de Piedade e Candeias

Em Jaboatão dos Guararapes existem duas praias vizinhas que por muito tempo caíram no esquecimento: Piedade e Candeias, logo ao lado da famosa praia de Boa Viagem, Recife. Com o avanço do mar, a faixa de areia foi coberta, o que afastou os turistas. Tempo depois, o governo investiu em ampliá-la, trazendo de volta ambas as opções para curtir o verão. Urbanizada, possui uma orla agradável e um mar verdinho, onde os ventos sopram forte e favorecem esportes náuticos como o windsurf.

Praia dos Carneiros

Vizinha de Tamandaré, a Praia dos Carneiros é uma das melhores praias do território brasileiro e costuma atrair pessoas em busca de tranquilidade. Deserta, conta com águas mornas, esverdeadas e cristalinas que formam enormes piscinas naturais. Com infraestrutura para receber turistas, ainda assim se mantém rústica, seja na orla ou nos arredores da capela São Benedito.

Praia de Guadalupe

A tranquilidade toma conta dos três quilômetros de areia que se estendem por essa praia. Localizada em Sirinhaém, é banhada por um mar calmo e cristalino, que mais parece uma piscina natural, com vista para os coqueiros e a vegetação nativa. Sem infraestrutura, atrai turistas durante a alta temporada, que podem desfrutar de bons momentos, praticar esportes e fazer pique-niques, sempre lembrando de manter a praia limpa, é claro!

Pontal do Cupe

A ponta Norte da praia do Cupe, que tem cinco quilômetros de extensão, é um de seus melhores atrativos. Protegida por recifes de corais, conta com piscinas naturais e águas bem mais calmas do que a de outras áreas da mesma faixa litorânea, onde ficam os surfistas. Com pouca infraestrutura, mantém sua beleza praticamente intacta.

Ilhota Coroa do Avião

Em um banco de areia no meio do mar do município de Igarassu, eis que surge a ilhota de Coroa do Avião. De frente para o Forte Orange e ao lado da Ilha de Itamaracá, Coroa é o habitat natural de aves migratórias, que são objeto de pesquisa da Estação de Estudos Sobre Aves Migratórias e Recursos Ambientais da Universidade Federal de Pernambuco. Suas águas transparentes e mornas convidam para um mergulho. Não há energia elétrica no local, mas existem restaurantes e bares que preparam petiscos e pratos à base de frutos do mar.

Praia de Muro Alto

O cenário dessa praia na região de Ipojuca é realmente único. Com parte da reserva da Mata Atlântica, coqueiros, três metros de um paredão de areia, recifes e piscinas naturais, é o pacote completo para quem quer curtir o dia se divertindo ou relaxando. Suas águas calmas são ideais para a criançada e para passeios de caiaque. Ao redor estão grandes hotéis e resorts, assim como barracas onde saem petiscos feitos com ingredientes frescos.

Gaibu

Cabo de Santo Agostinho não cansa de ser lindo e, por isso, aparece aqui na lista mais uma vez! Esta é a principal praia do município, logo ao lado de Calhetas, atraindo especialmente os jovens recifences, que se jogam nas altas ondas, propícias para o surf. O mar aberto e invocado conta ainda com piscinas naturais, que junto com o belo entorno, com o Morro das Pedras – onde se tem um visual incrível lá do alto -, se torna uma das melhores opções de Pernambuco.

Com informações de Quanto Custa Viajar

6 Comentários

  1. Pingback: Embarque na Viagem

  2. Pingback: Embarque na Viagem

  3. Pingback: Embarque na Viagem

  4. Pingback: Embarque na Viagem

  5. Pingback: Embarque na Viagem

  6. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *