Dicas & Destinos

Bariloche terá Páscoa com maior barra de chocolate do mundo

O evento tradicional da cidade argentina conta com uma barra de chocolate de mais de 200 metros de comprimento

maior barra de chocolate
Bariloche terá Páscoa com maior barra de chocolate do mundo

Bariloche, na Argentina, já se prepara para receber os turistas durante a Páscoa, ocasião em que se comemora a Festa Nacional do Chocolate na cidade. O evento conta com atrações para desfrutar entre famílias e amigos no mês de abril, entre os dias 6 e 9. O destaque da festividade é a produção da maior barra de chocolate já vista no mundo, com mais de 200 metros de comprimento. O doce é distribuído gratuitamente ao público, na rua Mitre.

A Festa do Chocolate conta com concursos, jogos e estações de chocolate. As crianças podem até virar artistas, aprendendo a confeccionar ovos decorados, e visitar a Casa do Coelho, no Centro Cívico, que fica decorada e cheia de doces.

Durante a festividade, Bariloche ganha uma decoração especial de Páscoa, com ovos de Páscoa grandes espalhados pela área urbana. O Centro Cívico e, em especial a rua Mitre, que reúne a maior parte das chocolaterias, oferece várias surpresas e degustações aos visitantes. A cidade, que é reconhecida como a capital nacional do chocolate, também reúne apresentações artísticas de diversos grupos.

Na quinta-feira (6), às 16h, será inaugurada a Caminhada do Chocolate, que também poderá ser realizada na sexta e no sábado, até às 20h. Já na sexta-feira (7), às 18h, será preparada a tradicional barra de chocolate. A cada ano, a meta é superar a produzida na edição anterior. Neste ano, os mestres chocolateiros de renomadas chocolaterias, pretender construir o doce com 215 metros de comprimento e duas toneladas, para ser distribuído ao público.

No sábado (8), no La Baita, acontece o Festival Musical do Chocolate, com a apresentação de dois espetáculos infantis, o Las Magdalenas e o Los Mellis in Concert. Os teatros são gratuitos, mas necessita de inscrição prévia no site do Festival do Chocolate. Já no domingo (9), a partir das 17h, haverá chocolate quente para todos os presentes no Paseo del Chocolate. A atividade marca o encerramento da festa. A expectativa é que cerca de 12 mil ovos de Páscoa sejam distribuídos ao longo dos dias.

maior barra de chocolate

Atualmente, a cidade argentina conta com mais de 25 chocolaterias, quase todas localizadas no centro da cidade, o que faz a rua Mitre ser considerada o ponto do chocolate. A produção anual chega a cerca de 1,2 mil toneladas do doce.

De acordo com o secretário de Turismo de Bariloche, Gaston Burlon, a festa é importante para o Turismo da cidade, já que atrai turistas tanto da Argentina, quanto de fora. “Como Bariloche é famosa pela produção de chocolates, os visitantes aproveitam para degustar o doce, mas também para realizar passeios na natureza e conhecer os pontos turísticos da região, como o Circuito Chico, o Cerro Campanario, o Punto Panoramico e o Lago Nahuel Huapi, alguns dos mais requisitados no verão”, destaca Burlon.

Durante o verão, Bariloche recebeu mais de 300 mil visitantes, mantendo uma taxa de 85% de ocupação nos hotéis. No outono, o Brasil conta com conectividade aérea direta para Bariloche, com um voo semanal saindo do aeroporto de Guarulhos (São Paulo), nas quintas-feiras.

A Festa do Chocolate é organizada pela Câmara de Chocolateiros da cidade, a Emprotur — entidade de promoção do turismo de Bariloche -, o Município de Bariloche e a província de Rio Negro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *