Dicas & Destinos

Confira maneiras de planejar uma viagem em cima da hora

O final do ano está chegando e é a hora de aproveitar aquela oportunidade de se desligar da rotina cansativa

viagem em cima da hora
Dicas para planejar uma viagem em cima da hora

O fim de ano está chegando e traz consigo muitas festas, confraternizações com amigos, família reunida, além de esperanças renovadas para mais um ano que chega. Já para os mais sortudos, pode significar até mesmo alguns dias de descanso e quem sabe até férias. Quem faz parte deste seleto grupo geralmente não tarda a planejar algum destino para curtir essa merecida pausa. 

Porém, pode acontecer que alguns percalços e contratempos impeçam que tudo ocorra no tempo desejado. Quando isso acontece, é necessário recorrer a um plano B e ter que planejar uma viagem em cima da hora acaba sendo a única alternativa. Embora mais corrido, é completamente possível planejar uma boa viagem com menos tempo disponível.

Em primeiro lugar, defina bem o tempo útil que você tem para desfrutar e atenha-se a esse período. Contemple o tempo de deslocamento até o destino desejado e mantenha um cronograma factível. Talvez sua viagem tenha que ser para um lugar mais perto, isso é, que tome menos horas ou mesmo dias do seu tempo disponível. 

Prepare-se para gastar um pouco mais também se for planejar uma viagem em cima da hora. Passagens compradas com antecedência tendem a custar mais barato e o mesmo vale para hospedagens, por exemplo. Por essa razão, sua viagem vai ser mais pesada para o bolso. Se o seu orçamento está curto, talvez seja o caso de mudar de destino e escolher passar seu tempo de descanso em um local menos badalado ou então optar por passar menos dias viajando. 

Quem pensa em viajar sozinho tem a vantagem de poder se acomodar em lugares mais simples, como em hostels, que oferecem a opção de compartilhamento de quartos: o que significa muito mais economia. Quem viaja em família terá que se esforçar um pouco mais para achar hospedagem em locais menos badalados. Neste caso, o jeito é fugir dos grandes centros e procurar quartos em locais afastados dos principais pontos turísticos. Apps como o Airbnb podem ser um bom recurso para achar a hospedagem rapidamente.

Não deixe de conferir se todos os seus documentos estão sob sua posse. A falta de um passaporte, por exemplo, pode tomar um tempo precioso da viagem. Certifique-se que está com todos seus cartões e também com alguma quantia em dinheiro para qualquer emergência. Quanto à bagagem, leve o essencial de acordo com o destino. Se for praia, roupas de banho devem ser o primeiro item a serem colocados na mala. Caso seja um destino frio, capriche nas blusas e meias. Leve pelo menos uma troca de roupa para cada dia que pretende passar viajando. Lembre-se também de levar seus itens de higiene pessoal.

Por fim, prefira ir ao aeroporto ou rodoviária com antecedência e longe dos horários de pico, além de ser mais interessante optar por transporte coletivo ou por aplicativo para chegar até lá. Lembre-se que o check-in toma tempo! Antes de sair de casa certifique-se de ter desligado as luzes e o gás de cozinha, para que você possa viajar com segurança e com a cabeça no lugar. 

E se caso a vontade de viajar é grande mas o orçamento está apertado assim como seu tempo, há várias opções de financiamento de viagens. Uma delas é o home equity, ou CGI. Com juros baixos, é possível dar seu imóvel como garantia de pagamento, sendo particularmente interessante para quem dispõe de mais de um imóvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *