Dicas & Destinos

Bagagem extraviada, o que fazer?

Imagine a seguinte situação: você viaja para outro país e quando chega ao aeroporto de destino descobre que a sua mala desapareceu. O extravio de bagagem é um dos principais pesadelos de todo turista e por isso criamos um passo a passo do que fazer caso isso aconteça com você.

A verdade é quase ninguém está preparado para enfrentar um problema como o extravio de bagagem. Mas, vamos explicar aqui no Embarque na Viagem que tem solução, principalmente para quem tem um seguro viagem. Saiba o que fazer em caso de perda de bagagem.

Extravio de bagagem: primeiros passos

Caso você tenha sua bagagem perdida ou extraviada deve ir imediatamente ao balcão da sua companhia aérea para registrar uma reclamação e fazer o Relatório de Irregularidade de Bagagem (R.I.B.) ou o Property Irregulatiry Receipt (P.I.R.), no caso de voos internacionais. Após o aviso a companhia aérea terá até 7 dias (em casos de voos nacionais) ou 21 dias (em casos de voos internacionais) para localizar a mala. Somente após esse prazo a bagagem é considerada extraviada.

Para preencher qualquer um dos formulários, é necessário ter em mãos o comprovante de despacho da bagagem, que servirá como prova de que havia um contrato de transporte de malas entre você e a companhia.

Bagagem extraviada

É recomendado que a queixa de extravio de bagagem seja feita o mais rápido possível, mas o passageiro tem um prazo de até 15 dias para registrá-la. Também vale acionar o seguro viagem o quanto antes para que a seguradora ajude você a recuperar a mala o mais rápido possível. Enquanto você não recupera seus pertences a seguradora fornece uma cobertura diária para os seus gastos com vestuário e higiene pessoal. Caso sua babagem seja declarada perdida, você recebe o valor completo de indenização do seguro. [Saiba como obter até 15% de desconto no seguro viagem em embarquenaviagem.com/2018/01/17/seguro-viagem-desconto-barato]

Extravio de bagagem confirmado: próximos passos

Caso sua bagagem seja considerada extraviada ou perdida você tem direito a receber uma indenização da própria empresa aérea e também poderá solicitar a cobertura do seguro viagem.

A indenização das empresas aéreas para voos internacionais é definida pela Convenção de Varsóvia: 20 dólares por cada Kg. Já voos nacionais variam de acordo com a política de cada companhia aérea.

O seguro viagem conta com cobertura para extravio de bagagem que pode variar de 500 até 2500 dólares. Para receber seu reembolso dos gastos de vestuário e higiene pessoal guarde as notas fiscais que deverão ser enviadas à seguradora junto ao formulário de indenização do seguro viagem.

Como solicitar a indenização do seguro viagem no caso do extravio de bagagem?

Você deve entrar em contato com a seguradora e ter os seguintes documentos em mãos:

Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB)
Comprovante de despacho de bagagem e passagens aéreas (ida ou volta)
Documento de identidade do segurado
Notas fiscais dos gastos com vestuário e higiene pessoal

Vale lembrar, que o seguro de viagem dá a você todo o suporte necessário em um caso como este para que nada atrapalhe a sua viagem. No Seguros Promo você pode encontrar e comparar os melhores seguros de viagem e curtir com tranquilidade seu passeio.

Leia também: Cadê as malas? Confira as vantagens de ter um seguro viagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *