Dicas & Destinos

Os melhores destinos para viajar na terceira idade

Viagem nacional ou internacional: perfil do turista determina a escolha do roteiro ideal

viajar na terceira idade
Holambra se destaca como um dos melhores destinos para viajar na terceira idade

Viajar é prazeroso para todos, e existem lugares específicos para cada fase da vida, com atrações e atividades preparadas para a idade e o modo de vida do turista; assim, o passeio torna-se mais divertido para um final de semana ou uma temporada.

Para garantir uma viagem inesquecível, planejá-la e organizá-la com antecedência, a escolha do roteiro é determinante para a aventura ser um sucesso, ter as energias recarregadas e conquistar novas amizades.

Podemos destacar a importância de viagens para a terceira idade, cujo roteiro deve focar nos interesses e gostos: praia ou montanha, clima quente ou frio, atividades planejadas ou livres, passeios culturais, religiosos, históricos ou até radicais. Enfim, entender o perfil e o desejo do viajante torna o passeio marcante.

Para viagens nacionais, destacamos:

1- Holambra, cidade das flores, localiza-se a 140 quilômetros da capital de São Paulo, e possui uma das maiores produções de flores no Brasil. Oferece ao visitante um visual colorido nas ruas e praças, além de atrativos típicos das cidades interioranas, com destaque para a arquitetura holandesa e a hospitalidade local.

2- Cidades históricas de Minas Gerais: em Ouro Preto, Mariana, Diamantina, entre outras, o visitante encontrará a beleza arquitetônica e natural em cada uma delas, encantando-se com os museus, que guardam a memória do período colonial e imperial. Cidades marcadas pela tranquilidade e excelência na gastronomia mineira.

3- Rio de Janeiro, cidade maravilhosa, com vida noturna agitada, principalmente no bairro da Lapa e na Zona Sul, além de eventos internacionais, como Carnaval e Rock in Rio. Possui uma beleza natural notada nos parques e nas praias. Destaque para o bairro de Copacabana, reconhecido com o maior número de idosos no país.

4- Águas de Lindoia, a 160 quilômetros de São Paulo e a 8 quilômetros da divisa com Minas Gerais, é marcante pelo paisagismo encantador e pelos ares interioranos, com praças, ruas tranquilas e população acolhedora. Cidade ideal para caminhadas, boa conversa nos bancos das praças e para vislumbrar-se com a natureza do bosque Zequinha de Abreu.

5- Natal, localizada no Nordeste brasileiro, reserva as mais belas praias, água quente do mar, brisa refrescante da orla, além de uma culinária reconhecida mundialmente. Vale a pena o passeio pelas dunas, seja de buggy ou dromedário.

Se o destino da viagem é internacional, lembre-se de planejá-lo com antecedência, observando as exigências de documentação e passagens. O cuidado com a bagagem é outro item importante, assim como o clima e os hábitos locais.

Independentemente de viajar localmente ou internacionalmente, tenha uma reserva financeira; para tanto, conheça como funciona a previdência privada, pois seu planejamento para suas viagens lhe trará mais tranquilidade e diversão.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *