Dicas & Destinos

Interior do Rio de Janeiro ganha destaque no turismo do inverno

Aumento de procura por cidades no interior do Rio cresceu 60% em agosto

Interior do Rio

O inverno de 2021 chegou com tudo. Com temperaturas muito abaixo do normal, a frente fria que se instalou no Brasil tem sido motivo de conversas e fotografias de locais que formaram (ou quase) neve, como já era previsto no Sul do Brasil e até em alguns locais de São Paulo e do Rio de Janeiro. O Rio, em especial, tornou-se um destino turístico “inesperado” no frio, uma vez que o estado é conhecido por fazer muito calor e pelas praias maravilhosas, que são abundantes no litoral. Porém, como é sabido, o Rio também tem seu “lado frio”, localizado sobretudo na região serrana, e é ali, justamente no interior do Rio, que o turismo se voltou neste inverno.

A Associação de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ) registrou um aumento de 35% na ocupação hoteleira no Rio no mês de julho – em agosto, o aumento foi de 60%! O crescimento se deu em todo o estado do Rio, mas com um foco maior na região serrana (sobretudo, Petrópolis, que já é conhecido por ter um clima mais ameno) e no Vale do Café (em Conservatória), que registraram uma ocupação de 75% dos hotéis. Outras cidades como Vassouras, Itatiaia, Teresópolis e Nova Friburgo também registraram um aumento considerável: entre 37% e 70%, dependendo do local.

Essa procura maior por destinos nos meses de julho e agosto coincide com as férias escolares e as férias de muitos trabalhadores, que, devido à pandemia, evitaram viajar todo o ano de 2020 e aproveitam agora as flexibilizações dos governos quanto ao funcionamento de pontos turísticos, restaurantes, hotéis e lazer no geral. A Secretaria Estadual de Turismo (Setur) disse ainda que as pessoas estão procurando destinos mais próximos, o que favoreceu as cidades do interior do Rio. Isso impulsionou ainda mais a campanha “Férias RJ” das redes sociais da própria Setur, que incentivou pessoas a visitar atrações turísticas de fora da capital fluminense. 

Com o avanço da vacinação no Brasil, muitas famílias também aproveitaram o momento para apreciar uma boa viagem para descansar depois de um ano complicado. A frente fria que chegou no estado fluminense fez com que cidades como Nova Friburgo, por exemplo, registrassem 0ºC em uma madrugada. O frio fez com que muitas famílias também procurassem refeições para se aquecer neste inverno, como fondues, vinho quente, sopas e cesta de chocolate de sobremesa, tornando o momento ainda mais especial para muitas famílias e amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *