Life&Style

Horta em casa: 6 dicas para criar e manter a sua de maneira eficiente

Saiba quais os principais passos para cultivar temperos, ervas e mudas dentro de casa

Horta em casa

No último ano, muitas pessoas encontraram no cultivo de plantas um refúgio para a pandemia, já que cultivar uma horta é uma alternativa que tem sido escolhida por milhares de pessoas com o intuito de uma vida mais saudável e livre de agrotóxicos.  

Com isso, as hortas caseiras vem ganhando destaque, afinal, não é preciso espaços grandiosos ou um jardim em casa para colocar esse novo hábito na rotina. A criação de uma horta caseira pode ser feita até dentro de um apartamento,  onde é possível plantar temperos, frutas, ervas, brotos e outros itens. 

Apesar das dúvidas que surgem em relação ao início de uma horta em casa, um dos principais pontos está na dedicação e força de vontade no cuidado com o cultivo da agricultura urbana. Rafael Pelosini, fundador da Yes We Grow listou algumas dicas fundamentais para quem deseja cultivar esse novo hábito.

Itens básicos

Antes de começar a plantar na sua horta em casa, é preciso entender como será a sua plantação caseira. Isso inclui, a decisão sobre qual produto deseja cultivar. Alguns grupos de plantas são mais fáceis de cultivar, são eles: 

  • Verduras e folhas: plantas de pequeno e médio porte e rápido crescimento
  • Temperos, ervas e plantas medicinais: crescem em espaços pequenos e podem ser cultivadas em vasos dentro de casa
  • Frutas: Limão, jabuticaba, morango e melão são exemplos de frutas que podem ser cultivadas vasos
  • Leguminosas e legumes: com ciclo de vida mais longo, necessitam de vasos mais profundos para um bom enraizamento

Local da casa

Olhando para o ambiente da casa, considere a escolha de lugares com a presença da luz solar em algum momento do dia. Opte por espaços próximos a janelas, portas, beirais, varandas e sacadas. Outras opções que podem ser cultivadas com facilidades são as hortas verticais ou suspensas.

Hora de plantar

Atualmente, é possível encontrar uma grande variedade de sementes para plantio. Neste início de trabalho da sua horta em casa, opte por hortaliças que são fáceis no manuseio e tem o resultado mais rápido. As hortaliças com ciclo rápido como alface, cebolinha, manjericão e salsinha podem ser plantadas diversas vezes em qualquer temporada. 

Local adequado para plantar 

Esta escolha pode ser feita de acordo com a sua preferência, é possível realizar o cultivo em vasos ou diretamente na terra. Para ambos os casos é necessário que o solo seja fértil, com nutrientes e minerais para que as plantas cresçam fortes. Para plantações em vaso, escolha modelos com furos na parte inferior ou com sistema de irrigação, que controla a umidade e fornece a quantidade ideal de água para o plantio. 

Plantação de sementes 

Se a sua escolha for por sementes, será preciso germiná-las. Neste caso, é preciso usar sementeira para produção de mudas ou plantio direto no local escolhido. A recomendação é que sejam feitos pequenos furos na terra, sempre com o dobro do tamanho da semente, adicionando 2 a 3 sementes em cada buraco. Após esse procedimento cubra com terra, deixando o solo úmido para que possam germinar.  Considere uma atenção maior às mudas pois são bem sensíveis, é importante deixar o vaso em um local sombreado e de olho sempre  na irrigação, afinal, o solo não pode estar seco, evitando deixar em locais abertos por conta da chuva.  

Pontos principais após o plantio 

Algumas práticas são fundamentais para que exista sucesso em sua horta: 

  • Observação: diariamente observe a horta, dessa forma, será possível identificar qualquer problema que possa surgir. Fique de olho no solo e principalmente nos possíveis animais que possam surgir. Caso perceba a presença de alguma praga, reveja as práticas de manejo. 
  • Adubo: com solo forte e saudável teremos a garantia de que as plantas irão conseguir se desenvolver livres da presença de pragas. Inclua práticas de adubação em sua rotina de plantio. Entre as práticas está a utilização de uma camada de cobertura vegetal morta (galhos, folhas e fibras secos) sobre o solo exposto. Além disso, é de extrema importância a incorporação de algum tipo de adubo na terra como os compostos. O Bokashi  é o mais completo e eficiente adubo natural que oferece nutrientes necessários para manter plantas e terra saudáveis. 
  • Irrigação: ponto chave do cultivo, a água é uma das principais fontes de energia para as plantas e deve ser constante mantendo sempre o solo úmido, mas não encharcado. O período da manhã e o da tarde são ótimas opções de horário. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *