Dicas & Destinos

Viagem de carro: destinos off road para conhecer pelo país

Com isolamento social, desbravar novas rotas alternativas se tornou atividade turística cada vez mais procurada

off road

Com o distanciamento social ainda em vigor, nada como uma viagem fora dos circuitos urbanos para ter contato com a natureza e manter-se seguro. O turismo off road é uma modalidade que tem conquistado mais e mais adeptos. Consiste no uso de carros para roteiros alternativos, que saem das rotas comuns e asfaltadas. Para muitos dos passeios, é preciso ter um carro SUV 4×4 que dê conta da aventura.

No estado de Minas Gerais, é possível explorar a Serra da Mantiqueira, a Serra da Canastra e a Serra do Ibitipoca. Na primeira, as paradas obrigatórias são a Pedra do Baú e o Vale de Gonçalves. Na da Canastra encontra-se a nascente do Rio São Francisco, além da cidade do Capitólio. Já a terceira proporciona cenários incríveis como o pico da Água da Santa. Há também abundantes cachoeiras para aproveitar pelo caminho.

Para ir além das chapadas e conhecer outra parte do país, há a Rota dos Cânions, que liga as cidades de Bom Jardim da Serra, em Santa Catarina, até Cambará, no Rio Grande do Sul. O Parque Nacional Aparados da Serra é uma área de preservação ambiental que conta com formações rochosas de mais de 100 milhões de anos. É importante verificar os canais de informações oficiais do parque para saber em quais dias e horários é possível visitá-lo.

Outro local não muito comentado que dá uma boa viagem off road é a Serra do Roncador, que vai do Mato Grosso até o Pará e fica cercada pelos rios das Mortes, Araguaia e Xingu. Ela possui em alguns pontos 700 metros de altitude, com vistas fenomenais de seus paredões rochosos. Há uma variedade de cachoeiras e grutas que podem ser visitadas.

Antes de partir para a estrada, no entanto, é importante checar alguns itens antes de realizar uma viagem de carro, como sistema elétrico, faróis e lâmpadas. A maioria dos 4×4 possui um aviso do diagnóstico do sistema. Se estiver piscando ou aceso, há alguma falha que deve ser atendida. É essencial que o engate de reboque esteja instalado apropriadamente. Racks e bagageiros de teto ajudam no transporte de bagagens para evitar que fiquem no banco de trás, o que não é permitido por lei. O uso de capota marítima para a proteção dos objetos armazenados na caçamba do veículo também é fundamental. Os pneus devem ser verificados e a condição do estepe, assim como radiador, velas e cabos. Com tudo checado com a ajuda de um especialista, a hora é de partir para uma nova aventura e desbravar o país. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *